EUA adiam obrigatoriedade de entrevista presencial para concessão de visto
Não há uma nova data prevista para a regra entrar em vigor
Redação
10/09/2025
A obrigatoriedade de entrevista presencial para a maioria dos solicitantes de visto americano de não imigrante, que passaria a valer a partir de 2 de setembro, foi adiada. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, não há uma nova data prevista para a regra entrar em vigor.
A exigência valeria, inclusive, para pedidos de renovação do documento e para menores de 14 anos e maiores de 79 anos, faixas atualmente dispensadas.
As exceções contemplam requerentes de vistos diplomáticos ou oficiais: A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes, empregados ou empregados pessoais de funcionários credenciados), G-1, G-2, G-3, G4, Nato-1 a Nato-6 e Tecro E-1.
Também serão dispensadas as pessoas renovando visto B-1, B-2 ou B1/B2 com validade integral, ou cartão de travessia de fronteira (para cidadãos mexicanos), que tinham pelo menos 18 anos na emissão do visto anterior e que estão dentro do prazo de 12 meses após a expiração do documento.
Nesse caso, os candidatos devem atender a determinados critérios, como fazer o pedido em seu país de nacionalidade ou residência, nunca ter tido um visto recusado (a menos que a recusa tenha sido revertida ou dispensada) e não ter inelegibilidade aparente ou potencial.
De acordo com o comunicado do Departamento de Estado dos Estados Unidos, apesar das isenções previstas, ficará a critério dos agentes consulares exigir entrevistas presenciais.
Redação