Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA designam Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

EUA designam Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

Thomson Reuters

08/04/2019

Placeholder - loading - Imagem da noticia "EUA designam Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista"

Atualizada em  08/04/2019

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou a Guarda Revolucionária do Irã como um grupo terrorista estrangeiro nesta segunda-feira, uma medida inédita que aumenta a tensão no Oriente Médio.

O Irã considerou a medida ilegal e alertou inicialmente que adotaria ações recíprocas contra Washington por sua medida contra a força de elite, que é a organização de segurança mais poderosa do país. Posteriormente, o Conselho Supremo de Segurança do Irã designou as forças militares norte-americanas como organização terrorista, informou a TV estatal.

É a primeira vez que os EUA identificam os militares de outra nação formalmente como um grupo terrorista.

'A IRGC é o meio principal do governo iraniano para direcionar e implantar sua campanha terrorista global', disse Trump em um comunicado.

A designação 'deixa claros os riscos de fazer negócios com, ou oferecer apoio, à IRGC', afirmou. 'Se você estiver fazendo negócios com a IRGC, estará financiando o terrorismo'.

Críticos alertaram que a decisão pode expor autoridades militares e de inteligência norte-americanas a ações semelhantes de governos hostis. Os EUA já colocaram dezenas de entidades e pessoas em listas negras devido às suas filiações à Guarda Revolucionária, mas não a organização como um todo.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, um crítico contundente do Irã, vem pressionando por uma mudança de diretriz que é parte do endurecimento do governo Trump com Teerã. Pompeo disse em uma coletiva de imprensa que a designação entrará em vigor em uma semana.

O anúncio vem pouco antes do primeiro aniversário da decisão de Trump de retirar os EUA de um acordo nuclear firmado com Teerã em 2015 e retomar sanções que prejudicaram a economia iraniana.

Criada após a Revolução Islâmica de 1979 para proteger o sistema clerical xiita, a IRGC controla muitos setores da economia e tem enorme influência no sistema político do Irã.

Ela está a cargo dos mísseis balísticos e do programa nuclear da nação – Teerã alertou que tem mísseis com alcance de até 2 mil quilômetros, o que coloca bases militares de Israel e dos EUA na região dentro de seu raio de ação.

(Reportagem de Lesley Wroughton)

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.