EUA dizem à ONU que ataques reduziram capacidade do Irã de construir armas nucleares
EUA dizem à ONU que ataques reduziram capacidade do Irã de construir armas nucleares
Reuters
24/06/2025
Por Michelle Nichols
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Os ataques dos EUA às instalações nucleares do Irã 'cumpriram efetivamente nosso objetivo restrito: degradar a capacidade do Irã de produzir uma arma nuclear', disse a embaixadora interina dos EUA na ONU, Dorothy Shea, ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas nesta terça-feira.
'Esses ataques -- de acordo com o direito inerente à autodefesa coletiva, consistente com a Carta da ONU -- visavam mitigar a ameaça representada pelo Irã a Israel, à região e, de forma mais ampla, à paz e à segurança internacionais', disse Shea ao conselho de 15 membros.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os ataques do fim de semana 'destruíram completa e totalmente' as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã. Mais cedo, nesta terça-feira, ele anunciou que um cessar-fogo entre o Irã e Israel havia começado.
'Acho que ainda é cedo para avaliar todos os ataques. Sabemos que conseguimos impedir o avanço do programa (nuclear). Conseguimos eliminar a ameaça iminente que tínhamos', disse o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, aos repórteres nesta terça-feira.
Uma avaliação preliminar da inteligência dos EUA determinou que os ataques dos EUA no fim de semana contra as instalações nucleares iranianas atrasaram o programa de Teerã em apenas alguns meses, disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.
'O Irã emergiu orgulhoso e firme diante dessa agressão criminosa. Isso prova uma verdade simples, mais clara do que nunca: Diplomacia e diálogo são o único caminho para resolver a crise desnecessária sobre o programa pacífico do Irã', disse o embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, ao Conselho de Segurança.
Reuters