Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA dizem que acordo com Pequim vai acelerar exportação de terras raras da China

EUA dizem que acordo com Pequim vai acelerar exportação de terras raras da China

Reuters

26/06/2025

Placeholder - loading - Homem trabalha em mina de terras raras no condado de Nancheng, na província chinesa de Jiangxi 20/10/2010 REUTERS/Stringer
Homem trabalha em mina de terras raras no condado de Nancheng, na província chinesa de Jiangxi 20/10/2010 REUTERS/Stringer

Atualizada em  27/06/2025

Por Nandita Bose e David Lawder

PEQUIM (Reuters) - Os Estados Unidos chegaram a um entendimento com a China sobre como agilizar os embarques de terras raras chinesas, disse uma autoridade da Casa Branca nesta quinta-feira, em meio a esforços para encerrar uma guerra comercial entre as maiores economias do mundo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse anteriormente que os Estados Unidos haviam assinado um acordo com a China na quarta-feira, sem fornecer detalhes adicionais, e que poderia haver um acordo separado que 'abriria' a Índia.

Durante as negociações comerciais em maio, em Genebra, a China se comprometeu a remover as contramedidas não tarifárias impostas aos Estados Unidos desde 2 de abril, embora não estivesse claro como algumas dessas medidas seriam revogadas.

Como parte de sua retaliação contra as tarifas dos EUA anunciadas pelo presidente Donald Trump, a China suspendeu as exportações de uma ampla gama de minerais e ímãs essenciais, interrompendo as cadeias de oferta fundamentais para montadoras, fabricantes aeroespaciais, empresas de semicondutores e contratantes militares ao redor do mundo.

'O governo e a China concordaram com um entendimento adicional para uma estrutura para implementar o acordo de Genebra', disse um funcionário da Casa Branca na quinta-feira.

O entendimento é 'sobre como podemos implementar a agilização de remessas de terras raras para os EUA novamente', disse a autoridade.

Um outro funcionário do governo disse que o acordo entre os EUA e a China ocorreu mais cedo nesta semana.

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse segundo a Bloomberg: 'Eles vão nos entregar terras raras' e, quando fizerem isso, 'retiraremos nossas contramedidas'.

Nesta sexta-feira, o Ministério do Comércio da China disse que os dois países confirmaram recentemente detalhes sobre a estrutura de implementação do consenso das negociações comerciais de Genebra. Ele disse que a China aprovará os pedidos de exportação de itens controlados de acordo com a lei. Não mencionou as terras raras.

Embora o acordo mostre um potencial progresso após meses de incertezas e perturbações comerciais desde que Trump assumiu o cargo em janeiro, ele também ressalta o longo caminho a ser percorrido até um acordo comercial final e definitivo entre os dois rivais econômicos.

De acordo com uma fonte do setor, a China tem levado 'muito a sério' suas restrições de uso duplo para terras raras e tem avaliado os compradores para garantir que os materiais não sejam desviados para usos militares dos EUA. Isso desacelerou o processo de licenciamento.

O acordo de Genebra fracassou devido às restrições impostas pela China às exportações de minerais essenciais, levando o governo Trump a responder com seus próprios controles de exportação, impedindo remessas de software de design de semicondutores, aeronaves e outros produtos para a China.

(Reportagem de Joe Cash e da Redação em Pequim)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.