Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA, Japão e Coreia do Sul condenam lançamento de míssil norte-coreano em comunicado conjunto

EUA, Japão e Coreia do Sul condenam lançamento de míssil norte-coreano em comunicado conjunto

Reuters

14/07/2023

Placeholder - loading - Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken 14/07/2023 REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken 14/07/2023 REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana

(Reuters) - O disparo de um míssil balístico intercontinental (ICBM) pela Coreia do Norte na quarta-feira viola várias resoluções da ONU e ameaça a paz e a estabilidade na região, disseram Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão em um comunicado conjunto condenando o lançamento.

O míssil, disparado na costa leste da Coreia do Norte, voou por 74 minutos a uma altitude de 6.000 km e com alcance de 1.000 km, segundo o Japão, no que seria o tempo de voo mais longo para um míssil norte-coreano.

'Isso constitui uma violação clara e flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representa uma grave ameaça à paz e estabilidade na Península Coreana e além', disseram as principais autoridades de assuntos internacionais de EUA, Coreia do Sul e Japão no comunicado conjunto divulgado na sexta.

Os países fizeram um apelo para que a Coreia do Norte 'cesse suas ações ilegais e escalonadas e retorne prontamente ao diálogo', segundo o comunicado.

As autoridades -- o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, e o ministro das Relações Exteriores, Park Jin, da Coreia do Sul -- reuniram-se à margem do Fórum Regional do bloco de países do sudeste asiático Asean, em Jacarta, na Indonésia.

Blinken reafirmou os 'compromissos de ferro' dos Estados Unidos com a defesa do Japão e da Coreia do Sul naquela reunião, de acordo com uma declaração separada do Departamento de Estado dos EUA.

O 'desenvolvimento contínuo de suas capacidades nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte apenas reforçará a determinação dos três países e da comunidade internacional de alcançar a desnuclearização completa da Península Coreana', disse o comunicado conjunto divulgado após a reunião.

(Reportagem de Ismail Shakil em Ottawa)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS PVB AC

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.