EUA planejam usar IA na aprovação de medicamentos
FDA quer "aumentar radicalmente a eficiência", de acordo com o The New York Times
Redação
11/06/2025
A Food and Drug Administration (FDA), equivalente norte-americano da Anvisa, planeja usar inteligência artificial (IA) para “aumentar radicalmente a eficiência” no processo de liberação de novos medicamentos e dispositivos médicos.
A informação foi destacada por Christina Jewett em uma matéria no jornal The New York Times (NYT), que cita um artigo publicado nesta terça-feira (10) pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).
“Durante a pandemia de Covid-19, processos de revisão que levavam um ano foram realizados em semanas. Acreditamos que esta é uma demonstração clara de que revisões rápidas ou instantâneas são possíveis”, diz o texto divulgado no JAMA, assinado por Marty Makary e Vinay Prasad.
Conforme o NYT, na semana passada, a FDA apresentou um modelo de IA semelhante ao ChatGPT, batizado de Elsa. A expectativa é que a tecnologia auxilie na geração de tabelas padronizadas e realize uma revisão inicial da documentação recebida pela agência como parte de um requerimento, que costuma exceder 500 mil páginas.
Redação