Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA revogam vistos de seis estrangeiros por comentários sobre morte de Kirk

EUA revogam vistos de seis estrangeiros por comentários sobre morte de Kirk

Reuters

14/10/2025

Placeholder - loading - Memorial em homenagem ao comentarista conservador Charlie Kirk, assassinado na Universidade Utah Valley, EUA 29/09/2025 REUTERS/Jim Urquhart
Memorial em homenagem ao comentarista conservador Charlie Kirk, assassinado na Universidade Utah Valley, EUA 29/09/2025 REUTERS/Jim Urquhart

Por Jasper Ward

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que revogou os vistos de seis estrangeiros devido a comentários em redes sociais sobre o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.

O departamento listou o Brasil entre os países de origem das pessoas que tiveram seus vistos revogados, além da África do Sul, da Argentina, do México, da Alemanha e do Paraguai.

O anúncio das revogações ocorreu no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, concede postumamente a Kirk a medalha presidencial da liberdade, a mais alta honraria civil norte-americana, no que teria sido o 32º aniversário de Kirk.

'Os Estados Unidos não têm obrigação de hospedar estrangeiros que desejam a morte de americanos', disse o departamento no X.

Em uma postagem, um cidadão argentino acusou Kirk de 'espalhar retórica racista, xenófoba e misógina', segundo o Departamento de Estado. Outra pessoa, de acordo com o departamento, escreveu em alemão que 'quando os fascistas morrem, os democratas não reclamam'.

O Departamento de Estado acrescentou que continua a identificar portadores de visto que, na visão do órgão, comemoraram o assassinato de Kirk em um evento universitário em Utah no mês passado.

O Departamento de Estado já havia advertido que os EUA tomariam medidas contra estrangeiros que 'elogiassem, racionalizassem ou minimizassem' a morte de Kirk.

Desde janeiro, o governo Trump vem adotando uma ampla repressão à imigração, o que inclui a intensificação da verificação de redes sociais, e a revogação de milhares de vistos de estudantes, além da restrição da duração de outros.

(Reportagem de Jasper Ward)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.