EUA vão retirar algumas tropas do flanco oriental da Otan, diz Romênia
EUA vão retirar algumas tropas do flanco oriental da Otan, diz Romênia
Reuters
29/10/2025
Por Luiza Ilie
BUCARESTE (Reuters) - Os Estados Unidos planejam reduzir o número de tropas estacionadas no flanco oriental da Europa, incluindo os soldados que ficariam na base aérea Mihail Kogalniceanu, na Romênia, informou o Ministério da Defesa da Romênia nesta quarta-feira.
O ministério disse que a decisão era esperada dadas as mudanças nas prioridades de Washington, e que cerca de 1.000 soldados norte-americanos continuarão estacionados na Romênia. Ele não especificou quantas tropas dos EUA serão retiradas.
Os aliados europeus de Washington foram informados anteriormente pelo governo do presidente Donald Trump que precisarão assumir mais responsabilidade por sua própria segurança, já que os Estados Unidos se concentram mais em suas próprias fronteiras e na região do Indo-Pacífico.
'A decisão norte-americana é interromper a rotação na Europa de uma brigada que tinha elementos em vários países da Otan', disse o Ministério da Defesa.
O ministro da Defesa, Ionut Mosteanu, disse em uma coletiva de imprensa que a brigada tinha tropas na Romênia, Bulgária, Hungria e Eslováquia.
'A decisão também levou em conta que a Otan consolidou sua presença e atividade no flanco oriental, o que permite que os Estados Unidos ajustem sua postura militar na região', disse o ministério.
Um funcionário da Otan disse que a aliança estava em contato próximo sobre o destacamento de suas forças, acrescentando que os ajustes nos destacamentos dos EUA não são incomuns.
(Reportagem de Luiza Ilie em Bucareste, reportagem adicional de Alan Charlish em Varsóvia, Andrew Gray e Lili Bayer em Bruxelas e Francesca Piscioneri em Roma)
Reuters

