EUA vão verificar redes sociais de brasileiros que pedirem visto de estudante
Candidatos terão de manter perfis abertos
Redação, com informações da Agência Brasil
26/06/2025
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado nesta quarta-feira (25) informando que passará a verificar as redes sociais de todos os solicitantes de vistos de estudante e intercâmbio.
“Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes de visto de estudante (F, M e J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo ‘público’”, afirmou a embaixada, em nota divulgada em seu site oficial.
O visto do tipo F é solicitado por quem pretende entrar no país para estudar em uma universidade ou escola. O visto do tipo M serve para estudantes de instituições vocacionais ou não acadêmicas. E o visto J é para estudantes de intercâmbio.
O governo norte-americano alegou que utiliza “todas as informações disponíveis” para saber se os solicitantes de visto de entrada nos Estados Unidos representam ou não uma ameaça à segurança.
A medida havia sido anunciada há uma semana pelo Departamento de Estado do país. Na ocasião, um telegrama do órgão afirmou que os funcionários dos consulados seriam obrigados a realizar uma “verificação abrangente e completa” de todos os candidatos a estudantes e participantes de intercâmbio para identificar aqueles que “têm atitudes hostis” em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundadores dos Estados Unidos.
Redação, com informações da Agência Brasil