Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Europa busca reavivar diplomacia do Irã, enquanto os EUA consideram ataques

Europa busca reavivar diplomacia do Irã, enquanto os EUA consideram ataques

Reuters

20/06/2025

Placeholder - loading - Bandeira iraniana do lado de fora da Missão Permanente da República Islâmica do Irã nas Nações Unidas em Genebra, Suíça, em 20 de junho de 2025. REUTERS/Denis Balibouse
Bandeira iraniana do lado de fora da Missão Permanente da República Islâmica do Irã nas Nações Unidas em Genebra, Suíça, em 20 de junho de 2025. REUTERS/Denis Balibouse

GENEBRA (Reuters) - Os ministros das Relações Exteriores da Europa se reunirão com seu homólogo iraniano nesta sexta-feira, buscando um caminho de volta à diplomacia em relação ao seu programa nuclear contestado, apesar de os EUA considerarem se juntar aos ataques israelenses contra o Irã.

Os ministros do Reino Unido, França e Alemanha, conhecidos como E3, além do chefe de política externa da União Europeia, conversaram com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, para chegar a um acordo sobre a reunião no início desta semana e estão em coordenação com os Estados Unidos.

'Os iranianos não podem se sentar com os norte-americanos, enquanto nós podemos', disse um diplomata europeu.

'Diremos a eles que voltem à mesa para discutir a questão nuclear antes do pior cenário possível, ao mesmo tempo em que levantamos nossas preocupações sobre seus mísseis balísticos, apoio à Rússia e detenção de nossos cidadãos.'

As negociações estavam previstas para o meio da tarde em Genebra, onde um acordo inicial entre o Irã e as potências mundiais para restringir seu programa nuclear em troca do levantamento das sanções foi firmado em 2013, antes de um acordo abrangente em 2015.

As negociações entre o Irã e os EUA fracassaram quando Israel lançou uma operação contra as instalações nucleares e a capacidade balística do Irã em 12 de junho.

'Não há espaço para negociações com os EUA até que a agressão israelense pare', disse Araqchi à TV estatal iraniana nesta sexta-feira.

As potências europeias estão cada vez mais frustradas com a estratégia de negociação dos EUA. Elas consideraram algumas de suas exigências irrealistas, ao mesmo tempo em que temem um eventual marco de negociações frágil poderia levar a negociações sem fim.

O Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, conversou com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na noite de quinta-feira, durante a qual Rubio disse que Washington estava pronto para um contato direto com os iranianos a qualquer momento, de acordo com uma fonte diplomática francesa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que decidirá dentro de duas semanas se vai se juntar aos ataques israelenses.

'Existe agora uma janela nas próximas duas semanas para se chegar a uma solução diplomática', disse o secretário britânico de Relações Exteriores, David Lammy.

(Reportagem de Francois Murphy e Olivia Le Poidevin em Genebra, John Irish em Paris, Parisa Hafezi em Dubai, Rachel More em Berlim)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.