Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Evolua Etanol quer expandir presença no centro-norte e priorizar o combustível de milho

Evolua Etanol quer expandir presença no centro-norte e priorizar o combustível de milho

Reuters

28/05/2025

Placeholder - loading - Bomba de combustível em posto de gasolina em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado
Bomba de combustível em posto de gasolina em Brasília 07/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

SÃO PAULO (Reuters) - A Evolua Etanol, joint venture da Vibra Energia com a Copersucar, projeta crescer com novas parcerias com produtores em regiões estratégicas no centro-norte do país, indicou a empresa nesta quarta-feira, ao divulgar resultados da safra 2024/25.

De acordo com o CEO da Evolua Etanol, Pedro Paranhos, a plataforma que une a maior distribuidora de combustíveis do Brasil com a gigante do setor de açúcar e etanol buscará expandir sua presença em 'geografias complementares' no Norte, Nordeste e Centro-Oeste com foco no etanol de milho, cuja produção está expandindo fortemente nos últimos anos.

Ele citou como exemplo de parcerias o contrato firmado no primeiro trimestre deste ano com a AgroSerra, no Maranhão.

A entrada em operação de novas usinas de etanol de milho no Centro-Oeste e Nordeste têm contribuído para o reequilíbrio dos fluxos regionais de etanol, com impacto positivo na competitividade do etanol hidratado no Sudeste, acrescentou a companhia.

'O etanol que chega do Centro-Oeste pressiona os preços e fomenta a demanda, obrigando as usinas do Sudeste a ganharem eficiência. Isso fortalece o mercado como um todo', afirmou o CEO da Evolua.

Paranhos mencionou em nota à imprensa que a Evolua Etanol já participa ativamente de negociações para a futura exportação de SAF (Sustainable Aviation Fuel, ou combustível sustentável para a aviação).

A expectativa é de iniciar operações a partir de 2028, especialmente para o mercado asiático.

'Acreditamos que o SAF será uma alavanca estratégica para o Brasil na transição energética global, e estamos prontos para integrar essa nova cadeia com nossa experiência, escala, certificações e eficiência logística', afirmou.

Ele disse que a Evolua também está pronta para o caso de o governo ampliar a mistura de etanol anidro na gasolina, de 27% para 30%.

'A Evolua já está organizada para essa medida com base na abundante oferta de volume de etanol anidro do ciclo atual', destacou.

O volume comercializado de etanol pela empresa na safra 2024/25 somou 9,6 bilhões de litros, o que representa aproximadamente 25% da produção total do Brasil. A nota não trouxe dados comparativos.

A companhia registrou lucro líquido consolidado de R$187,8 milhões no ciclo até o final de março, revertendo o prejuízo de cerca de R$92 milhões na safra anterior.

No comunicado, a empresa reportou um retorno sobre o capital investido de 42%, 'reflexo da performance operacional e financeira ao longo do ciclo'.

'O nosso desempenho consistente foi viabilizado por uma gestão de estoques mais eficiente e previsível, com decisões baseadas em maior estabilidade na oferta de cana e preços mais remuneradores durante a entressafra', disse Paranhos.

O comentário foi feito após o CEO da Vibra, Ernesto Pousada, ter comentado em teleconferência de resultados, no início do mês, que a distribuidora estava fazendo análises sobre a parceria com a Copersucar, considerando que as entregas não estavam dentro do planejado.

(Por Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.