Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ex-diretores do CDC alertam que Kennedy está colocando norte-americanos em perigo

Ex-diretores do CDC alertam que Kennedy está colocando norte-americanos em perigo

Reuters

01/09/2025

Placeholder - loading - Sede do CDC, em Atlanta 27/08/2025 REUTERS/Alyssa Pointer
Sede do CDC, em Atlanta 27/08/2025 REUTERS/Alyssa Pointer

Atualizada em  01/09/2025

Por Valerie Volcovici

WASHINGTON (Reuters) - Nove ex-diretores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças alertaram nesta segunda-feira que as decisões tomadas pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., que culminaram com a demissão da diretora do CDC, estão colocando a saúde dos norte-americanos em risco.

A advertência, apresentada em um ensaio de opinião de um convidado do New York Times, ocorre dias depois que o governo Trump demitiu Susan Monarez, menos de um mês após o início de seu mandato, e quatro outros diretores se demitiram em protesto, aprofundando a desordem na principal agência de saúde pública do país.

Monarez havia se recusado a adotar novas limitações na disponibilidade de algumas vacinas solicitadas por Kennedy, dizendo que elas iam contra as evidências científicas.

Os nove autores do ensaio, que incluem o dr. William Foege, que atuou como diretor do CDC de 1977 a 1983, e a dra. Mandy Cohen, que liderou a agência de 2023 a 2025, disseram que todas as medidas de Kennedy para reformular as agências federais de saúde dos EUA, desde a demissão de milhares de funcionários até a substituição de membros do conselho consultivo de saúde e o fim dos programas globais de vacinação, colocam todos os norte-americanos em risco.

'Estamos preocupados com o impacto abrangente que todas essas decisões terão sobre a segurança da saúde dos Estados Unidos', escreveram eles, acrescentando que as comunidades rurais e as populações vulneráveis correrão mais riscos. 'Isso é inaceitável e deve alarmar todos os norte-americanos, independentemente de suas tendências políticas', escreveram.

Os ex-diretores do CDC disseram que Kennedy quebrou precedentes no papel de secretário de Saúde ao não seguir a orientação dos líderes da agência. Kennedy demitiu Monarez porque ela não aprovou suas recomendações para enfraquecer a política de vacinas.

'Essas não são solicitações típicas de um secretário de Saúde a um diretor do CDC. Nem perto disso', escreveram. 'Nenhum de nós teria concordado com as exigências do secretário, e aplaudimos a dra. Monarez por defender a agência e a saúde de nossas comunidades.'

O senador Bernie Sanders, um independente que vota com os democratas, escreveu um ensaio separado no Times pedindo que Kennedy renunciasse por ter demitido Monarez.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.