Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ex-presidente do Fed de St. Louis diz que conversou com Bessent sobre cargo de chair do Fed

Ex-presidente do Fed de St. Louis diz que conversou com Bessent sobre cargo de chair do Fed

Reuters

12/08/2025

Placeholder - loading - James Bullard, ex-presidente do Fed de St. Louis, em Cingapura 08/10/2018 REUTERS/Edgar Su
James Bullard, ex-presidente do Fed de St. Louis, em Cingapura 08/10/2018 REUTERS/Edgar Su

(Reuters) - James Bullard, ex-presidente do Federal Reserve de St. Louis, disse nesta terça-feira que conversou com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na semana passada, a respeito da busca por um novo chair do Fed e disse a Bessent que ficaria 'feliz em proceder da forma que eles quiserem'.

O presidente Donald Trump é um crítico declarado do atual chair do Fed, Jerome Powell, cujo mandato vai até maio de 2026, e quer escolher um sucessor que concorde com sua opinião de que o banco central dos EUA deve reduzir a taxa de juros.

Bessent está elaborando uma lista de candidatos que também inclui o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, o ex-diretor do Fed Kevin Warsh, o atual diretor Christopher Waller, e Marc Sumerlin, ex-assessor econômico do presidente George W. Bush.

Bullard sinalizou seu próprio apoio a juros mais baixos, dizendo à CNBC em uma entrevista que as tarifas não causarão inflação, mas parecem estar desacelerando a economia neste ano, e prevendo que o Fed concordará com essa opinião e reduzirá os juros em um ponto percentual ao longo do próximo ano, a partir de setembro.

Ele também disse que não seria 'dogmático' em relação à política monetária e observou que está entre aqueles que pressionaram por juros mais altos quando a inflação estava subindo muito em 2022 e 2023.

'Aceitarei o cargo se o prepararmos para o sucesso: se pudermos proteger o valor do dólar... isso nos proporcionará juros mais baixos ao longo do tempo; se buscarmos uma inflação baixa e estável, (e) respeitarmos a independência da instituição nos termos da Lei do Federal Reserve', disse Bullard à CNBC.

'Temos que preparar isso para o sucesso, não para o fracasso. Se você quiser que alguém assuma o cargo e fracasse, chame outra pessoa; e eu realmente acho que qualquer pessoa dessa lista insistiria nisso antes de aceitar esse cargo.'

(Reportagem de Ann Saphir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.