Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ex-presidente russo Medvedev alerta sobre novas medidas após Moscou abandonar moratória dos mísseis

Ex-presidente russo Medvedev alerta sobre novas medidas após Moscou abandonar moratória dos mísseis

Reuters

04/08/2025

Placeholder - loading - Ex-presidente russo Dmitry Medvedev  13/06/2024 Sputnik/Alexei Maishev/Pool via REUTERS
Ex-presidente russo Dmitry Medvedev 13/06/2024 Sputnik/Alexei Maishev/Pool via REUTERS

Atualizada em  04/08/2025

(Reuters) - O ex-presidente russo Dmitry Medvedev culpou nesta segunda-feira os países da Otan pelo abandono de uma moratória sobre mísseis nucleares de curto e médio alcance e disse que Moscou tomaria outras medidas em resposta.

Medvedev, que tem se envolvido em uma troca de farpas nas mídias sociais com o presidente dos EUA, Donald Trump, fez seus comentários depois que o Ministério das Relações Exteriores russo disse que a Rússia não se considerava mais vinculada à moratória sobre a implantação de mísseis nucleares de curto e médio alcance.

'A declaração do Ministério das Relações Exteriores da Rússia sobre a retirada da moratória sobre a implantação de mísseis de médio e curto alcance é o resultado da política antirrussa dos países da Otan', escreveu Medvedev em inglês na plataforma de mídia social X.

'Essa é uma nova realidade com a qual todos os nossos adversários terão de contar. Aguardem novas medidas.'

Medvedev, que agora atua como vice-chefe do poderoso Conselho de Segurança da Rússia, não entrou em detalhes.

Os EUA se retiraram do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) em 2019, citando o não cumprimento por parte da Rússia. Desde então, a Rússia disse que não implantaria essas armas, desde que Washington não o fizesse.

No entanto, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, sinalizou em dezembro passado que Moscou teria que responder ao que ele chamou de 'ações desestabilizadoras' dos EUA e da Otan na esfera estratégica.

'Como a situação está evoluindo para a implantação real de mísseis terrestres de médio e curto alcance fabricados pelos EUA na Europa e na região da Ásia-Pacífico, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia observa que as condições para a manutenção de uma moratória unilateral sobre a implantação de armas semelhantes desapareceram', disse o ministério em seu comunicado.

O tratado INF, assinado em 1987 pelo líder soviético Mikhail Gorbachev e pelo então presidente dos EUA, Ronald Reagan, eliminou toda uma classe de armas -- mísseis lançados do solo com alcance de 500 a 5.500 quilômetros.

Medvedev, visto inicialmente no Ocidente como um possível moderado e reformador, tornou-se uma das autoridades seniores mais agressivas em política externa em Moscou.

Na última sexta-feira, Trump disse que havia ordenado que dois submarinos nucleares fossem transferidos para 'as regiões apropriadas' em resposta aos comentários de Medvedev sobre o risco de guerra entre os dois adversários, que possuem armas nucleares.

(Reportagem da Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.