Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EXCLUSIVO-Google faz nova proposta para evitar multa antitruste da UE, mostra documento

EXCLUSIVO-Google faz nova proposta para evitar multa antitruste da UE, mostra documento

Reuters

02/07/2025

Placeholder - loading - Logotipo do Google em centro de pesquisa da empresa em Mountain View, Califórnia, EUA 13/05/2025 REUTERS/Carlos Barria
Logotipo do Google em centro de pesquisa da empresa em Mountain View, Califórnia, EUA 13/05/2025 REUTERS/Carlos Barria

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Google propôs novas mudanças em seus resultados de busca em uma tentativa de afastar as crescentes críticas de rivais, uma semana antes de uma reunião importante que pode levar a mais uma multa antitruste da União Europeia, de acordo com um documento visto pela Reuters.

A gigante de tecnologia dos Estados Unidos está sob pressão após ter sido acusada em março pela UE de favorecer injustamente seus próprios serviços, como Google Shopping, Google Hotels e Google Flights, em detrimento dos concorrentes.

A empresa, de propriedade da Alphabet, se reunirá com seus concorrentes e com a Comissão Europeia para discutir suas propostas nos dias 7 e 8 de julho em Bruxelas, diz o documento.

A Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE, pela qual o Google foi acusado, estabelece uma lista de coisas que as grandes empresas de tecnologia devem e não devem fazer, com o objetivo de limitar seu poder e dar aos rivais mais espaço para competir e mais opções aos consumidores.

Na semana passada, o Google se ofereceu para criar uma caixa no topo da página de pesquisa para um serviço de pesquisa vertical (VSS), que conteria links para mecanismos de pesquisa especializados, bem como para hotéis, companhias aéreas, restaurantes e serviços de transporte.

A oferta mais recente, chamada Opção B, é uma alternativa à proposta da semana passada, de acordo com um documento do Google enviado pela Comissão às partes envolvidas e visto pela Reuters.

'Na 'Opção B', sempre que uma caixa VSS for exibida, o Google também mostrará uma caixa que inclui links gratuitos para fornecedores', diz o documento.

A caixa para fornecedores — basicamente hotéis, restaurantes, companhias aéreas e serviços de viagem — ficaria abaixo da caixa VSS, com o Google organizando as informações sobre os fornecedores.

A Opção B 'oferece oportunidades aos fornecedores sem criar uma caixa que possa ser caracterizada como um VSS do Google', diz o documento.

'Fizemos centenas de alterações em nossos produtos como parte da conformidade com o DMA', disse um porta-voz do Google.

'Embora nos esforcemos para cumprir as normas, continuamos genuinamente preocupados com algumas das consequências reais do DMA, que estão levando a produtos e experiências online piores para os europeus.'

O Google corre o risco de uma multa de até 10% de sua receita anual global se for descoberto que viola o DMA.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.