Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Executivo afirma que Xpeng não exporta carros novos como 'usados', segundo mídia chinesa

Executivo afirma que Xpeng não exporta carros novos como 'usados', segundo mídia chinesa

Reuters

25/06/2025

Placeholder - loading - Um veículo G9 é exibido no evento de lançamento da marca XPENG para marcar as vendas para o Reino Unido em Londres, Reino Unido, em 11 de fevereiro de 2025.  REUTERS/Jaimi Joy
Um veículo G9 é exibido no evento de lançamento da marca XPENG para marcar as vendas para o Reino Unido em Londres, Reino Unido, em 11 de fevereiro de 2025. REUTERS/Jaimi Joy

PEQUIM (Reuters) - A fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng não tem exportado carros novos como usados, de acordo com informações de um executivo da Xpeng divulgadas pelo jornal governamental com sede em Xangai The Paper, nesta quarta-feira.

O setor automobilístico da China inflacionou as vendas de carros durante anos por meio de uma crescente prática apoiada pelo governo que consiste no registro de carros novos recém-saídos da linha de montagem que depois são enviados para o exterior como veículos “usados”.

Tang Zhikun, gerente geral do centro de negócios internacionais da Xpeng, falando nos bastidores de um fórum do setor em Xangai, disse que um grande número de carros novos nacionais está sendo exportado dentro da categoria de veículos usados 'zero quilômetro' para mercados estrangeiros, como o Oriente Médio, o norte da África e a Ásia Central, de acordo com a reportagem do The Paper.

Tang disse: 'Temos, de fato, mais sorte por termos sido muito comedidos no ano passado e não termos feito isso'.

As autoridades de muitos mercados estrangeiros estão endurecendo a regulamentação sobre essa prática e banindo gradualmente as importações de carros 'zero quilômetro' por meio de legislação e certificações, disse Tang na reportagem.

A Xpeng não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A China tem enviado carros novos direto da linha de montagem como 'usados' para o exterior desde 2019, informou a Reuters na terça-feira.

(Reportagem de Qiaoyi Li, Zhang Yan e Brenda Goh)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.