Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Executivos da OpenAI avaliam acusação antitruste contra Microsoft, informa o WSJ

Executivos da OpenAI avaliam acusação antitruste contra Microsoft, informa o WSJ

Reuters

17/06/2025

Placeholder - loading - Ilustração com logo da OpenAI  20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com logo da OpenAI 20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic

(Reuters) - Os executivos da OpenAI consideraram a possibilidade de acusar a Microsoft, a principal apoiadora da empresa, de comportamento anticompetitivo em sua parceria, informou o Wall Street Journal na segunda-feira, citando fontes familiarizadas com o assunto.

O esforço da OpenAI poderia envolver a busca de uma revisão regulatória federal dos termos de seu contrato com a Microsoft para possíveis violações da lei antitruste, disse a reportagem.

Tal ação poderia desfazer uma das parcerias tecnológicas mais importantes no campo de rápido crescimento da inteligência artificial.

A OpenAI precisa da aprovação da Microsoft para concluir sua transição para uma corporação de benefício público. Mas as duas empresas não conseguiram chegar a um acordo sobre os detalhes, mesmo após meses de negociações, segundo fontes.

As empresas estão discutindo a revisão dos termos do investimento da Microsoft, incluindo a futura participação acionária que ela terá na OpenAI, de acordo com as fontes.

Separadamente, o The Information informou que a OpenAI quer que a Microsoft detenha uma participação de 33% em uma unidade reestruturada em troca da renúncia aos direitos de lucros futuros, citando uma fonte que falou com executivos da OpenAI.

O proprietário do ChatGPT quer modificar as cláusulas existentes que dão à Microsoft direitos exclusivos de hospedar modelos da OpenAI em sua nuvem, acrescentou a reportagem.

A Microsoft não concordou com os termos propostos pela OpenAI e está supostamente buscando concessões adicionais da startup, de acordo com o The Information.

'As conversas estão em andamento e estamos otimistas de que continuaremos a construir juntos nos próximos anos', disseram as empresas à Reuters em um comunicado conjunto.

(Reportagem de Niket Nishant, Nathan Gomes e Gursimran Kaur em Bengaluru e Krystal Hu em Nova York; reportagem adicional de Rishabh Jaiswal)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.