Facebook está errado ao dizer que notícias não têm valor econômico, diz premiê do Canadá
Facebook está errado ao dizer que notícias não têm valor econômico, diz premiê do Canadá
Reuters
09/05/2023
Atualizada em 09/05/2023
Por Ismail Shakil
OTTAWA (Reuters) - O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse nesta terça-feira que a oposição da Meta Platforms ao projeto de lei que obriga o Facebook e outras empresas da internet a pagarem por conteúdo jornalístico é baseada em um argumento falho de que notícias não possuem valor econômico.
Ao falar diante de um comitê parlamentar sobre a legislação do governo Trudeau na segunda-feira, uma funcionária da Meta disse que as notícias têm um valor social, mas não um valor econômico para a empresa.
'Se estamos sendo solicitados a compensar esses editores por material que não tem valor econômico para nós, é aí que está oproblema', afirmou a chefe de política pública da Meta no Canadá, Rachel Curran, ao comitê.
Trudeau afirmou nesta terça-feira que 'esse argumento de que as gigantes da internet estão apresentando não é apenas falho, é perigoso para a nossa democracia, para a nossa economia'.
A posição do Facebook contra o pagamento por notícias 'mostra como eles são profundamente irresponsáveis e alienados', disse Trudeau jornalistas em Ottawa.
O projeto de lei C-18 ou 'Lei de Notícias Online', propõe regras para forçar plataformas como Facebook e Google a negociarem acordos comerciais e pagarem veículos de notícias por seu conteúdo, um movimento semelhante a uma lei aprovada na Austrália em 2021.
Reuters