Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Forças Armadas dos EUA buscam determinar destino de soldado que fugiu para Coreia do Norte

Forças Armadas dos EUA buscam determinar destino de soldado que fugiu para Coreia do Norte

Reuters

19/07/2023

Placeholder - loading - Ponte da Grande Unificação em Paju  19/7/2023   REUTERS/Kim Hong-Ji
Ponte da Grande Unificação em Paju 19/7/2023 REUTERS/Kim Hong-Ji

Por Hongji Kim e Phil Stewart

PAJU, Coreia do Sul/WASHINGTON (Reuters) - As Forças Armadas dos Estados Unidos buscavam nesta quarta-feira determinar o destino de um soldado norte-americano que fez uma travessia não autorizada da fronteira intercoreana para a Coreia do Norte, lançando Washington em uma nova crise ao lidar com o país com armas nucleares.

O Exército dos EUA identificou o soldado como Travis T. King, que ingressou em 2021 e enfrentava ação disciplinar.

Durante um tour de orientação à Área de Segurança Conjunta (JSA) na fronteira entre as duas Coreias, King cruzou para a Coreia do Norte na terça-feira 'deliberadamente e sem autorização', disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

'Acreditamos que ele está sob custódia (norte-coreana) e, portanto, estamos monitorando e investigando de perto a situação e trabalhando para notificar os parentes mais próximos do soldado', declarou Austin em um briefing.

A mídia estatal da Coreia do Norte não fez nenhuma menção ao incidente. Sua missão nas Nações Unidas em Nova York não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

A travessia ocorre em um momento de tensão renovada na península coreana, com a chegada na terça-feira de um submarino nuclear dos Estados Unidos com mísseis balísticos e o lançamento de teste na quarta-feira de dois mísseis balísticos no mar pela Coreia do Norte.

Os mísseis de curto alcance foram disparados de uma área perto de sua capital, Pyongyang, voando 550 km e 600 km antes de mergulhar no mar ao largo de sua costa leste, disseram os militares da Coreia do Sul.

A Coreia do Norte tem testado mísseis cada vez mais poderosos capazes de transportar ogivas nucleares, incluindo um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido na semana passada.

O Comando da ONU (UNC), que supervisiona a segurança da área de fronteira, comunicou-se por uma linha direta com os norte-coreanos sobre o soldado dos EUA.

Os militares dos EUA estavam 'trabalhando com nossos pares KPA para resolver este incidente', disse o coronel Isaac Taylor, referindo-se ao Exército Popular da Coreia do Norte.

'Nós nos comunicamos com os norte-coreanos todos os dias', afirmou ele. 'É tudo parte do acordo de armistício.'

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.