Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Forças em guerra no Iêmen concordam com cessar-fogo em Hodeidah

Forças em guerra no Iêmen concordam com cessar-fogo em Hodeidah

Thomson Reuters

13/12/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Forças em guerra no Iêmen concordam com cessar-fogo em Hodeidah"

Por Aziz El Yaakoubi e Johan Sennero

RIMBO, Suécia (Reuters) - Forças que estão em conflito no Iêmen concordaram em adotar um cessar-fogo na estratégica cidade portuária de Hodeidah, controlada pelo grupo Houthi, e de deixá-la sob controle de forças locais, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante encerramento de conversas de paz nesta quinta-feira.

Guterres disse que uma estrutura política para negociações de paz será discutida em outra rodada de conversas entre o governo do Iêmen, apoiado pela Arábia Saudita, e os houthis, alinhados com o Irã.

Os houthis controlam a maior parte dos centros populacionais do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa, onde depuseram o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi em 2014. Atualmente, a sede do governo está localizada na cidade portuária de Aden, ao sul do país.

'Chegamos a um acordo sobre o porto e a cidade de Hodeidah. Veremos uma remobilização neutra de forças no porto e na cidade e o estabelecimento de um cessar-fogo em toda a província', disse Guterres durante coletiva de imprensa em Rimbo, na Suécia, onde as conversas foram realizadas.

O secretário-geral da ONU disse que forças armadas de ambos os lados irão se retirar de Hodeidah. Tropas da coalizão têm se concentrado nas redondezas da cidade, o principal porto de entrada da maior parte das importações comerciais do Iêmen e de suprimentos vitais.

Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que lideram a coalizão, tem sofrido grande pressão por parte de aliados ocidentais, muitos dos quais fornecem armas e dados de inteligência à aliança, para pôr fim aos quase quatro anos de guerra que já deixou dezenas de milhares de mortos.

A coalizão interveio na guerra em 2015 para restaurar o governo de Hadi, mas, desde então, está presa em um impasse militar.

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.