Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Forças quenianas atiram para o alto e lançam gás lacrimogêneo para dispersar multidão no velório de Odinga

Forças quenianas atiram para o alto e lançam gás lacrimogêneo para dispersar multidão no velório de Odinga

Reuters

16/10/2025

Placeholder - loading - Corpo de Raila Odinga chega ao aeroporto de Nairóbi  16/10/2025    REUTERS/Monicah Mwangi
Corpo de Raila Odinga chega ao aeroporto de Nairóbi 16/10/2025 REUTERS/Monicah Mwangi

Por Monicah Mwangi

NAIRÓBI (Reuters) - As forças de segurança do Quênia atiraram para o alto e lançaram gás lacrimogêneo para dispersar milhares de pessoas nesta quinta-feira em um estádio onde o corpo do falecido líder da oposição Raila Odinga estava sendo velado.

Odinga, uma figura importante durante décadas na política queniana, que já foi um prisioneiro político e concorreu sem sucesso à Presidência cinco vezes, morreu na quarta-feira aos 80 anos na Índia, onde estava recebendo tratamento médico.

Com milhares de seus partidários nas ruas desde o início da manhã, o caos se instalou quando uma enorme multidão invadiu um portão da arena esportiva de Nairóbi, levando os soldados a disparar para o alto, segundo uma testemunha da Reuters.

Em seguida, a polícia lançou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, segundo a KTN News e a Citizen TV, deixando o estádio deserto.

No início do dia, milhares de enlutados invadiram brevemente o aeroporto internacional de Nairóbi, interrompendo uma cerimônia para que o presidente William Ruto e outras autoridades recebessem o corpo de Odinga com honras militares.

Isso levou a uma suspensão de duas horas das operações do aeroporto.

A multidão também encheu vias próximas e tentou invadir o Parlamento, onde o governo havia originalmente programado o velório público.

Embora conhecido principalmente como representante da oposição, Odinga tornou-se primeiro-ministro em 2008 e também firmou um pacto político com Ruto no ano passado em uma carreira de alianças mutáveis.

Ele contava com uma devoção apaixonada entre seus simpatizantes, especialmente em sua tribo Luo, localizada no oeste do Quênia.

(Reportagem de Monicah Mwangi, Vincent Mumo, Edwin Waita, Humphrey Malalo e George Obulutsa)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.