Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Forças ucranianas participarão de desfile militar britânico para marcar aniversário da Vitória na Europa

Forças ucranianas participarão de desfile militar britânico para marcar aniversário da Vitória na Europa

Reuters

02/05/2025

Placeholder - loading - Militares da Ucrânia ensaiam para se juntar às Forças Armadas Britânicas no desfile do Dia da Vitória na Europa 02/05/2025 Sgt Jimmy Wise/UK MOD/Divulgação via REUTERS
Militares da Ucrânia ensaiam para se juntar às Forças Armadas Britânicas no desfile do Dia da Vitória na Europa 02/05/2025 Sgt Jimmy Wise/UK MOD/Divulgação via REUTERS

LONDRES (Reuters) - As Forças Armadas ucranianas participarão de um desfile militar britânico na segunda-feira, comemorando o 80º aniversário do Dia da Vitória na Europa, que marca o fim dos combates no continente durante a Segunda Guerra Mundial.

Militares ucranianos se juntarão a cerca de 1.000 membros das Forças Armadas do Reino Unido, incluindo soldados a cavalo e bandas militares, para simbolizar 'o apoio global à sua contínua luta pela liberdade' contra a Rússia, disse o governo em um comunicado no sábado (horário local).

O 80º aniversário ocorre no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, está pressionando por um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia, que começou com a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022.

O dia 8 de maio é comemorado em muitos países, incluindo Reino Unido, França e Estados Unidos, como a data em que a rendição incondicional da Alemanha nazista entrou em vigor em 1945.

A Rússia lutou ao lado dos aliados ocidentais como a União Soviética -- que na época incluía a Ucrânia. Ela comemora a ocasião em 9 de maio.

O Reino Unido planeja vários eventos para marcar o aniversário, incluindo uma parada militar e um sobrevoo, culminando em um serviço de ação de graças na quinta-feira na Abadia de Westminster, em Londres, que deverá contar com a presença da família real.

O Reino Unido tem apoiado firmemente Kiev desde o início da guerra na Ucrânia, fornecendo bilhões de libras em ajuda militar e impondo sanções abrangentes a entidades e indivíduos russos para punir Moscou pelo conflito.

'Em meio à primeira guerra em grande escala na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, é apropriado que as Forças Armadas ucranianas que atualmente lutam na linha de frente da liberdade estejam representadas no evento de segunda-feira', disse o ministro da defesa britânico, John Healey, no comunicado.

As Forças Armadas da Austrália, Canadá e Nova Zelândia levarão as bandeiras de seus países durante o desfile, que contará com as bandeiras de todas as nações da Commonwealth, acrescentou o comunicado.

Espera-se que Jack Mortimer, de 101 anos, seja um dos veteranos que participará do evento na segunda-feira.

'Pessoas de todo o mundo uniram forças há 80 anos para defender a liberdade -- devemos nos lembrar de todos os seus sacrifícios', disse Mortimer em uma declaração emitida pelo governo.

(Reportagem de Muvija M)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.