Fornecedora de equipamentos para chips ASML alerta que tarifas prejudicam perspectivas
Publicada em
Por Nathan Vifflin e Leo Marchandon
(Reuters) - A holandesa ASML, maior fornecedora mundial de equipamentos para fabricação de chips de computador, disse nesta quarta-feira que as tarifas comerciais estavam aumentando a incerteza em torno de suas perspectivas para 2025 e 2026, mas manteve sua orientação anual, enquanto a corrida pela inteligência artificial avança.
O presidente-executivo da companhia, Christophe Fouquet, disse que suas conversas com os clientes reforçaram as expectativas da ASML de que 2025 e 2026 seriam anos de crescimento.
'No entanto, os recentes anúncios de tarifas aumentaram a incerteza no ambiente macroeconômico', disse Fouquet em uma declaração de lucros trimestrais.
As reservas líquidas da ASML, o número mais observado no setor, ficaram abaixo das estimativas no primeiro trimestre, em 3,9 bilhões de euros (US$4,4 bilhões).
O grupo holandês está pronto para repassar a maior parte dos custos das tarifas aos clientes, disse o diretor financeiro Roger Dassen em teleconferência com jornalistas.
'Do nosso ponto de vista, o ônus das tarifas deve ser alocado de forma justa', disse Dassen. 'Acreditamos que aqueles que as recebem nos Estados Unidos devem, portanto, ficar com a maior parte dessa alocação.'
Dassen também disse que as operações da ASML nos EUA eram um trunfo por causa dos talentos locais, não das tarifas.
A ASML é a segunda maior fabricante de equipamentos semicondutores dos EUA, disse ele, com cerca de 20% de sua força de trabalho no país.
As tarifas podem custar aos fabricantes de equipamentos de semicondutores dos EUA mais de US$1 bilhão por ano, de acordo com cálculos da indústria discutidos com autoridades, mostrou uma reportagem da Reuters na terça-feira.
Dassen sugeriu zonas de livre comércio entre a Europa e os EUA como uma opção para limitar o custo das tarifas. As peças da ASML são enviadas e recebidas diversas vezes entre os continentes.
Ele também alertou sobre o impacto indireto no crescimento econômico global, o que poderia desacelerar a cadeia de suprimentos de IA, mas disse que os planos de expansão da inteligência artificial até agora eram 'muito fortes, muito concretos'.
A corrida global pela IA colocou a ASML na vanguarda da indústria, como fabricante do sistema de gravação de circuitos de chip mais avançado do mundo, a máquina de litografia EUV, usada para fazer chips projetados pela Nvidia e pela Apple.
A inteligência artificial continua sendo o principal impulsionador do crescimento da ASML, disse Fouquet.
'Isso criou uma mudança na dinâmica do mercado que beneficia alguns clientes mais do que outros, contribuindo tanto para o potencial de alta quanto para os riscos de baixa, conforme refletido em nossa faixa de receita para 2025', acrescentou.
(Reportagem de Nathan Vifflin e Leo Marchandon em Gdansk)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO