França expulsa autoridades argelinas em medida de retaliação
França expulsa autoridades argelinas em medida de retaliação
Reuters
14/05/2025
PARIS (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da França convocou um diplomata argelino sênior na quarta-feira para informá-lo de que Paris estava expulsando argelinos portadores de passaportes diplomáticos sem vistos, em resposta a uma decisão de Argel de expulsar 15 funcionários franceses.
'A França se reserva o direito de tomar medidas adicionais, dependendo da evolução da situação', disse o ministério em um comunicado após chamar de volta o encarregado de negócios da Argélia, sem informar quantas pessoas foram expulsas.
Os laços da França com sua ex-colônia são complicados há muito tempo, mas pioraram no ano passado, quando o presidente Emmanuel Macron irritou a Argélia ao apoiar a posição do Marrocos sobre a região disputada do Saara Ocidental.
A agência de imprensa da Argélia APS afirmou na segunda-feira que o encarregado de negócios da França havia sido informado de que 15 agentes diplomáticos franceses estavam em posições irregulares e seriam expulsos.
O ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noel Barrot, disse à televisão BFM na quarta-feira que os laços estavam agora 'totalmente bloqueados'.
(Reportagem de John Irish)
Reuters