Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

FTC nega pedido da Meta para que chefe do órgão fique de fora da análise de aquisição

FTC nega pedido da Meta para que chefe do órgão fique de fora da análise de aquisição

Reuters

02/02/2023

Placeholder - loading - Logo da Meta Platforms 06/12/2022 REUTERS/Yves Herman
Logo da Meta Platforms 06/12/2022 REUTERS/Yves Herman

Atualizada em  02/02/2023

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) rejeitou pedido apresentado pela Meta, controladora do Facebook, para que a presidente da agência, Lina Khan, não participe de qualquer decisão relativa à análise da compra da fabricante de aplicativos de realidade virtual Within Unlimited pela empresa.

A FTC disse que negou o pedido, em decisão sem a participação de Khan.

O juiz norte-americano Edward Davila decidiu na terça-feira que a Meta poderia prosseguir com a aquisição, disse uma fonte à Reuters, confirmando reportagens da Bloomberg News e outros.

Davila atendeu ao pedido da FTC para bloquear temporariamente a conclusão do negócio até 7 de fevereiro, a fim de dar tempo à comissão para avaliar as opções, confirmou a fonte. A decisão de Davila não foi divulgada publicamente.

A FTC, na tentativa de bloquear o acordo, chamou o Facebook de 'colosso da tecnologia global', citando seus aplicativos Instagram, Messenger e WhatsApp, e disse que sua 'campanha para conquistar a realidade virtual' começou em 2014, quando adquiriu a Oculus, uma fabricante de óculos de realidade virtual.

O Facebook acertou a compra da Within em outubro de 2021.

A Meta pediu que Khan não participasse da análise devido a declarações sobre o Facebook feitas por ela antes de ingressar na FTC.

Dois comissários da FTC disseram ao rejeitar o pedido: 'Essas declarações dizem respeito a um setor diferente, a um campo de transações diferente daqueles apresentados aqui e, efetivamente, a uma compra de uma empresa diferente.'

A Meta já havia entrado anteriormente com uma petição para barrar Khan da análise de um processo antitruste da FTC. Um juiz dos EUA decidiu no ano passado que a remoção de Khan não era necessária.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.