Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

FUP convoca greve de funcionários da Petrobras em defesa do home office e outras pautas

Placeholder - loading - Logo da Petrobras 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Logo da Petrobras 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O conselho deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu convocar trabalhadores da Petrobras para uma greve de advertência de 24 horas em 26 de março, em defesa do teletrabalho e de outras melhorias das condições de trabalho, segundo comunicado da FUP nesta quinta-feira.

A paralisação será submetida à aprovação da categoria em assembleias até o dia 23, explicou a FUP, que representa 12 sindicatos de petroleiros pelo Brasil.

Normalmente, a Petrobras conta com equipes de contingência em movimentos grevistas, tornando-se muito difícil que haja impactos em suas operações, principalmente em paralisações de curto prazo.

A pauta de reivindicações da FUP inclui a defesa do teletrabalho com regramento negociado coletivamente.

Atualmente, o regime de trabalho para as áreas administrativas e escritórios da Petrobras prevê dois dias presenciais, sendo que a empresa pretende ampliar para três dias a partir de 7 de abril, sem ter acordo com os sindicatos, segundo a FUP.

'Na terça-feira, 11, dirigentes da FUP e representantes da Petrobras estiveram reunidos na sede da empresa, no Rio, para tratar da negociação sobre o teletrabalho. As partes não chegaram a um acordo', disse a FUP, em nota.

Além desse tema, a greve de um dia também fará oposição à redução da remuneração variável dos trabalhadores e defenderá a recomposição dos efetivos e a garantia de segurança em todo o Sistema Petrobras, nas prestadoras de serviço e durante o período de manutenção.

A federação propôs ainda defender a entrada em operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), o fim dos equacionamentos da Petros e a criação de um plano de cargos e salários 'justo e isonômico'.

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.