Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Futuros do minério de ferro caem com dados fracos da China, mas fecham trimestre com ganho

Futuros do minério de ferro caem com dados fracos da China, mas fecham trimestre com ganho

Reuters

30/09/2025

Placeholder - loading - Mina da Vale em Parauapebas. REUTERS/Lunae Parracho
Mina da Vale em Parauapebas. REUTERS/Lunae Parracho

Por Lucas Liew

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta terça-feira, pressionados por dados fracos do setor industrial da China, mas registraram sólidos ganhos em base trimestral, uma vez que as fortes altas impulsionadas pelas exportações em julho e agosto compensaram as quedas recentes.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com perda de 0,64%, a 780,5 iuanes (US$109,58) a tonelada.

O contrato caiu 0,51% este mês, mas encerrou o trimestre com alta de 9,89%.

O minério de ferro de referência de setembro na Bolsa de Cingapura recuava 0,05%, a US$105,25 a tonelada. No trimestre, o contrato subiu 12,27% até o momento.

O setor industrial da China contraiu-se pelo sexto mês consecutivo em setembro, de acordo com uma pesquisa oficial, sugerindo que os produtores estão esperando por mais estímulos para impulsionar a demanda doméstica.

Os novos pedidos de exportação aumentaram pela primeira vez desde março, aliviando algumas preocupações sobre a recente fraqueza das exportações.

Analistas do Citi haviam observado no início deste mês que o desempenho das exportações melhor do que o esperado poderia não ser sustentável, já que as margens do aço estão sob pressão.

Uma pesquisa do setor privado realizada pela RatingDog mostrou que a atividade fabril da China em setembro expandiu-se no ritmo mais rápido desde março, com o aumento de novos pedidos impulsionando um crescimento mais rápido da produção.

'A melhora notável da lucratividade nos setores de matérias-primas, como o aço, sugere que as políticas anti-involução do governo estão em ação', disseram analistas do Goldman Sachs.

A produção de tarugos no centro siderúrgico chinês de Tangshan aumentou entre 22 e 28 de setembro, embora os lucros que as siderúrgicas poderiam obter com as vendas de tarugos tenham diminuído, de acordo com a consultoria Mysteel.

(Reportagem de Lucas Liew)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.