Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Gastos com saúde nos EUA se aproximaram de US$5 trilhões em 2023, segundo relatório do governo

Gastos com saúde nos EUA se aproximaram de US$5 trilhões em 2023, segundo relatório do governo

Reuters

18/12/2024

Placeholder - loading - Centro médico no Arkansas, EUA 2/5/2018 REUTERS/Karen Pulfer Focht/Arquivo
Centro médico no Arkansas, EUA 2/5/2018 REUTERS/Karen Pulfer Focht/Arquivo

Por Amina Niasse

NOVA YORK (Reuters) - Gastos com saúde nos Estados Unidos aumentaram 7,5%, chegando a 4,9 trilhões de dólares em 2023, impulsionados por um uso maior de serviços médicos, com o crescimento das adesões a planos de saúde privados, especialmente àqueles sob o Affordable Care Act (ACA), disseram os Centros de Serviços Medicare e Medicaid (CMS) em um relatório nesta quarta-feira.

A agência, que supervisiona os planos Medicare para pessoas com 65 anos ou mais ou com deficiências, disse que os gastos com saúde ultrapassaram o crescimento econômico dos EUA. O aumento foi de 4,4%, ajustado pela inflação, contra crescimento do Produto Interno Bruto de 2,9% em 2023, segundo o relatório.

Os gastos com remédios prescritos no varejo tiveram o maior aumento, subindo 11,4% para 449,7 bilhões de dólares após um avanço de 7,8% em 2022, em grande parte devido ao uso de medicamentos para perda de peso e diabetes, disse uma autoridade da divisão durante um briefing de imprensa.

Dentro do benefício de medicamentos prescritos do Medicare, o valor gasto com remédios para diabetes como os novos e populares medicamentos GLP-1, que incluem o Ozempic e o Wegovy da Novo Nordisk, também usados para perda de peso, aumentou 35%, disse a autoridade.

'Isso contribuiu significativamente para o crescimento de 12,2% dos gastos com medicamentos prescritos pelo Medicare', acrescentou.

O setor de saúde representou 17,6% da economia dos EUA em 2023, um pouco acima dos 17,4% de 2022. Essa parcela é um pouco menor do que no auge da pandemia da Covid-19, segundo o relatório.

As seguradoras comerciais representaram a maior parte dos gastos, saltando de 19,5% em 2022 para 30%, devido ao aumento das adesões em planos de saúde patrocinados por empregadores e maiores inscrições em planos da ACA, comumente chamados de Obamacare.

(Reportagem de Amina Niasse)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.