Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Gaza enfrenta seca com o colapso dos sistemas de água, diz Unicef

Gaza enfrenta seca com o colapso dos sistemas de água, diz Unicef

Reuters

20/06/2025

Placeholder - loading - Crianças palestinas enchem recipientes de água em acampamento na Cidade de Gaza 20/05/2025 REUTERS/Mahmoud Issa
Crianças palestinas enchem recipientes de água em acampamento na Cidade de Gaza 20/05/2025 REUTERS/Mahmoud Issa

Por Olivia Le Poidevin

GENEBRA (Reuters) - A Faixa de Gaza está enfrentando uma seca provocada pelo homem à medida que seus sistemas de água entram em colapso, disse o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta sexta-feira.

'As crianças começarão a morrer de sede... Apenas 40% das instalações de produção de água potável continuam funcionando', disse o porta-voz do Unicef, James Elder, a jornalistas em Genebra.

'Estamos muito abaixo dos padrões de emergência em termos de água potável para as pessoas em Gaza', acrescentou.

O Unicef também relatou um aumento de 50% no número de crianças de seis meses a cinco anos de idade internadas para tratamento de desnutrição de abril a maio em Gaza, e meio milhão de pessoas passando fome.

Segundo o órgão, o sistema de distribuição de ajuda apoiado pelos EUA, administrado pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF, em inglês), estava 'fazendo uma situação desesperadora ficar pior'.

Pelo menos 25 pessoas que aguardavam caminhões de ajuda ou que buscavam ajuda foram mortas nesta sexta-feira por fogo israelense ao sul de Netzarim, no centro da Faixa de Gaza, de acordo com autoridades de saúde locais.

Na quinta-feira, pelo menos 51 pessoas foram mortas por tiros israelenses e ataques militares, incluindo 12 pessoas que tentaram se aproximar de um local operado pela GHF na região central da Faixa de Gaza.

Elder, que esteve recentemente em Gaza, disse que recebeu muitos testemunhos de mulheres e crianças feridas ao tentarem receber ajuda alimentar, incluindo um menino que foi ferido por um projétil de tanque e que acabou morrendo em decorrência dos ferimentos.

A falta de clareza pública sobre quando os locais, alguns dos quais em zonas de combate, estão disponíveis é causadora de uma série de eventos com muitas vítimas, avaliou Elder.

'Houve casos em que a informação (foi) compartilhada de que um local estava aberto, mas depois foi comunicado nas mídias sociais que eles estavam fechados, mas essa informação foi compartilhada quando a internet de Gaza estava fora do ar e as pessoas não tinham acesso a ela', disse.

Na quarta-feira, a GHF disse em um comunicado que distribuiu três milhões de refeições em três de seus locais de ajuda sem nenhum incidente.

Nesta sexta-feira, pelo menos 12 pessoas foram mortas em um ataque aéreo a uma casa pertencente à família Ayyash em Deir Al-Balah, elevando o número de mortos do dia para 37.

(Reportagem de Olivia Le Poidevin)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.