Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Georgieva, do FMI, diz que tarifas dos EUA representam risco significativo para perspectivas globais

Placeholder - loading - A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva 11/02/2025 REUTERS/Amr Alfiky
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva 11/02/2025 REUTERS/Amr Alfiky

Publicada em  

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - As tarifas generalizadas anunciadas na quarta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representam um risco significativo para a economia global em um momento em que o crescimento tem sido lento, disse a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) em um comunicado nesta quinta-feira.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que é importante evitar medidas que possam prejudicar ainda mais a economia global e apelou para que os Estados Unidos e seus parceiros comerciais trabalhem de forma construtiva para reduzir as tensões.

'Ainda estamos avaliando as implicações macroeconômicas das medidas tarifárias anunciadas, mas elas claramente representam um risco significativo para a perspectiva global em um momento de crescimento lento', disse Georgieva em seus comentários mais fortes até o momento sobre os riscos apresentados pelas ações comerciais dos EUA.

'É importante evitar medidas que possam prejudicar ainda mais a economia mundial. Apelamos aos Estados Unidos e seus parceiros comerciais para que trabalhem de forma construtiva para resolver as tensões comerciais e reduzir a incerteza.'

Georgieva disse que o FMI fornecerá uma avaliação sobre as tarifas anunciadas quando divulgar uma atualização de suas Perspectivas Econômicas Mundiais durante as reuniões de 21 a 26 de abril em Washington, D.C., que reúnem membros e acionistas do FMI e do Banco Mundial.

Na segunda-feira, a chefe do credor global disse à Reuters que a pressão de Trump por tarifas abrangentes estava criando grande incerteza e prejudicando a confiança, mas não considerou provável que desencadeasse uma recessão de curto prazo.

Na ocasião, Georgieva disse que o FMI deve reduzir um pouco a perspectiva econômica, acrescentando que 'não vemos uma recessão no horizonte'.

As tarifas dos EUA anunciadas na quarta-feira foram muito além dos níveis previstos ou esperados pelos especialistas em comércio.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. georgieva do fmi diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.