Geração Z quer mais filmes sobre amizade, diz pesquisa
Universidade da Califórnia entrevistou jovens americanos entre 10 e 24 anos
Redação
23/10/2025
A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) divulgou sua pesquisa anual “Adolescentes e Telas”, sobre o consumo de mídia audiovisual na Geração Z. O levantamento, publicado pela revista Variety, ouviu 1.500 norte-americanos entre 10 e 24 anos no mês de agosto. A amostra refletiu proporcionalmente a população desta faixa etária dos Estados Unidos em termos de diversidade racial, étnica, de gênero, sexual, de capacidade, econômica e geográfica.
Pelo segundo ano consecutivo, ir ao cinema foi considerada a atividade preferida do fim de semana. 53% disseram comentar mais sobre filmes e séries com os amigos do que sobre conteúdos de redes sociais.
57% dos entrevistados acham que assistem à mídia tradicional mais do que as gerações anteriores supõem. Quase 80%, no entanto, afirmaram que às vezes, na maioria das vezes ou sempre assistem a programas de TV e filmes no YouTube ou TikTok.
O grupo de 14 a 24 anos demonstrou uma preferência significativa por histórias sobre amizades. 59,7% “querem ver mais conteúdo em que os relacionamentos centrais sejam amizades” e 54,1% gostariam de ver “representações de personagens que não estejam interessados em relacionamentos românticos no momento”.
Redação

