Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

GM aposta em software de assistência a motoristas após desistir da Cruise

Placeholder - loading - Logo da GM na sede da companhia  16/03/2021 REUTERS/Rebecca Cook
Logo da GM na sede da companhia 16/03/2021 REUTERS/Rebecca Cook

Publicada em  

Atualizada em  

Por Kalea Hall

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A General Motors está traçando um futuro tecnológico focado em sua tecnologia de assistência ao motorista Super Cruise, semelhante ao Autopilot da Tesla, com a expectativa de gerar bilhões de dólares em receita.

O impulso da GM para o sistema de direção que não precisa das mãos do motorista sobre o volante, o Super Cruise, ocorre no momento em que a montadora desistiu de continuar investindo na frota de táxis-robôs da Cruise, empresa em que a montadora injetou vários bilhões de dólares.

A GM prevê que o Super Cruise trará cerca de 2 bilhões de dólares em receita anual total dentro de cinco anos à companhia.

A receita do Super Cruise 'é uma margem muito maior do que a da fabricação de veículos' e abrirá caminho para a aceitação do consumidor de carros totalmente autônomos, disse o analista da Morningstar, David Whiston.

O Super Cruise é conceitualmente semelhante ao Autopilot da Tesla, pois ambos oferecem tecnologia de direção parcialmente automatizada.

A diferença é que o Super Cruise usa um sistema de detecção mais robusto do que o Autopilot para garantir que o motorista permaneça atento à estrada, de acordo com Sam Abuelsamid, vice-presidente de pesquisa de mercado da Telemetry Insights.

O Super Cruise está disponível em cerca de 20 modelos mais recentes de veículos elétricos e a gasolina de alto padrão, incluindo muitos Cadillacs e utilitários esportivos grandes da GM.

O sistema é padrão em alguns veículos e opcional em outros. Para os veículos opcionais, os clientes podem acessar a tecnologia por 2.200 a 2.500 dólares. O Super Cruise é gratuito por três anos e, em seguida, é oferecida aos clientes uma assinatura de 25 dólares por mês ou 250 dólares por ano.

A tecnologia de assistência ao motorista continua sendo uma área de crescimento promissora, disse a presidente-executiva da GM, Mary Barra. A montadora espera dobrar os cerca de 360 mil veículos da frota do Super Cruise em 2025.

Em 2024, cerca de 20% dos aproximadamente 18 mil usuários se inscreveram para uma assinatura do Super Cruise após o término da assinatura gratuita, disse Barra. Outros 33.000 veículos encerrarão um período de teste de três anos em 2025 e a GM tem como meta mais do que dobrar a receita de assinaturas, acrescentou Barra.

Há custos de hardware associados ao Super Cruise, incluindo câmeras, radar e o sistema de atenção do motorista.

'Entretanto, o software tende a ser muito lucrativo', disse Jeff Windau, analista da Edward Jones. 'Além disso, se for um recurso que os clientes valorizam, você poderá ver uma alta taxa de renovação (receita recorrente) e isso poderá gerar a fidelidade do cliente à marca quando ele procurar um carro novo.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. gm aposta em software de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.