Gol de Paulinho na prorrogação coloca Palmeiras nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes
Gol de Paulinho na prorrogação coloca Palmeiras nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes
Reuters
28/06/2025
Atualizada em 28/06/2025
Por Fernando Kallas
FILADÉLFIA (Reuters) - Paulinho saiu do banco para marcar um gol dramático na prorrogação, garantindo a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo por 1 a 0 neste sábado, levando o time paulista às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.
A partida, disputada no calor sufocante do verão da Filadélfia, permaneceu sem gols após 90 minutos de um futebol mais cauteloso.
Aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Paulinho teve o momento decisivo, entrando pela direita, driblando dois zagueiros e disparando um chute rasteiro cruzado no canto inferior, fora do alcance do goleiro John, do Botafogo.
O Botafogo pressionou em busca do gol de empate no restante da prorrogação, mas não conseguiu marcar, mesmo depois de o Palmeiras ter ficado com um homem a menos quando Gustavo Gómez recebeu o segundo cartão amarelo por uma falta tática e foi expulso.
O Palmeiras enfrentará agora Benfica ou Chelsea na próxima sexta-feira, na Filadélfia.
Foi um confronto tenso e emocionante entre adversários que se enfrentaram em vários jogos importantes nos últimos anos. O Palmeiras superou uma desvantagem de três gols para vencer o Botafogo por 4 a 3 em 2023, um resultado que abalou a campanha do clube carioca no Campeonato Brasileiro daquele ano.
O Botafogo respondeu eliminando o Palmeiras no caminho para o triunfo na Copa Libertadores de 2024 e, desde então, estava invicto contra o time em cinco partidas consecutivas até este sábado.
O primeiro tempo foi lento, com o Palmeiras dominando a posse de bola, mas com dificuldades para romper a forte defesa do Botafogo.
O jovem atacante Estevão, que foi contratado pelo Chelsea em uma transação de 60 milhões de euros, foi o único jogador do Palmeiras a brilhar pelo flanco esquerdo. No entanto, as chances eram poucas e, no primeiro tempo, houve apenas um chute a gol, um chute forte de Richard Rios que John defendeu com perfeição.
O Botafogo estava longe de ser o time que infligiu uma derrota surpreendente ao Paris St Germain, vencedor da Liga dos Campeões, na semana passada, e o Palmeiras teve a posse de bola contra os campeões sul-americanos.
O Palmeiras voltou mais incisivo após o intervalo, e Estevão testou John com um chute rasteiro de fora da área.
O Botafogo respondeu com Artur, cujo chute foi facilmente defendido pelo goleiro Weverton, do Palmeiras, e o time continuava com dificuldades para criar chances claras de gol.
Estevão teve um gol anulado por impedimento no início da jogada aos 5 minutos do segundo tempo antes de ser substituído, uma decisão que se mostrou fundamental, já que seu substituto, Paulinho, conseguiu o merecido gol da vitória do Palmeiras.
Reuters