Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Google dá dicas para evitar os 5 golpes financeiros mais comuns

Criminosos roubaram US$ 1 trilhão em todo o mundo em 12 meses

Redação

08/07/2025

Placeholder - loading - Google dá dicas para evitar os 5 golpes financeiros mais comuns
Google dá dicas para evitar os 5 golpes financeiros mais comuns

O Google divulgou nesta segunda-feira (7) o artigo “O que andamos vendo sobre fraudes e golpes”. O texto, assinado por Karen Courington, vice-presidente de Confiança e Segurança, lista as tendências identificadas por analistas da empresa e dá dicas de segurança.

A publicação destaca que, em 2024, a Global Anti-Scam Alliance (Aliança Global Antifraude) relatou que golpistas roubaram US$ 1 trilhão globalmente em apenas 12 meses.

Os criminosos “são mais eficazes e agem sem medo de punição quando as pessoas estão desinformadas sobre táticas de fraude e golpes”, garante o blog.

1. Golpes de suporte ao cliente

De acordo com o Google, golpes de suporte ao cliente, em que fraudadores se passam por suporte legítimo para roubar informações sensíveis, estão evoluindo.

Agora, os golpistas estão explorando o sofrimento do usuário por meio de engenharia social e vulnerabilidades da web. Esses criminosos frequentemente dependem da imitação de marcas conhecidas. “O Chrome recentemente adicionou proteção alimentada por IA usando o Gemini para salvaguardar ainda mais os usuários de sites perigosos”, afirma o post.

Dica de Segurança

Procure canais de suporte oficiais diretamente usando informações da embalagem ou contratos. Evite contatos não solicitados ou pop-ups. Nunca conceda acesso remoto a menos que tenha certeza de que é suporte oficial. Sempre verifique a autenticidade dos números de telefone.

2. Malvertising

Malvertising — quando o malware é distribuído através de publicidade online — é apontada como uma ferramenta popular entre os criminosos. Segundo o Google, cada vez mais, os golpistas estão de olho em usuários mais sofisticados, com ativos valiosos como carteiras de criptomoedas, ou indivíduos com significativa influência online.

“Golpistas podem usar o malvertising como um passo inicial em seu ciclo de ataque, com a intenção de cometer abusos adicionais. Eles frequentemente tentam convencer os usuários de que seu software é seguro, até mesmo os incentivando a ignorar avisos ou desativar o antivírus”, alerta o texto.

Dica de Segurança

Baixe software apenas de fontes oficiais e verifique o URL. Desconfie de ofertas “boas demais para serem verdade”, de versões gratuitas de software licenciado. Preste atenção aos avisos de download do seu navegador e não desative o software antivírus. Use a Navegação Segura Aprimorada para detectar riscos ocultos ao baixar arquivos criptografados.

3. Sites de viagens falsos

O Google diz ter identificado um pico em golpes de viagens com a aproximação da temporada de férias. Sites falsos atraem usuários com a promessa de preços, experiências ou descontos "bons demais para serem verdadeiros".

Essas páginas enganosas frequentemente imitam hotéis conhecidos ou se passam por agências de viagens legítimas, uma tática particularmente prevalente durante feriados e grandes eventos, quando as pessoas fazem reservas via aplicativos de mensagens ou telefone.

Dica de Segurança

Cuidado com preços incrivelmente baixos e descontos enormes que pareçam drasticamente mais baratos do que em qualquer outro lugar. Verifique a segurança do site usando ferramentas do Google, incluindo "Sobre Este Resultado" e "Minha Central de Anúncios". Evite transferências bancárias, use pagamentos seguros com proteção ao comprador. Confirme reservas diretamente com hotéis ou companhias aéreas e pergunte sobre taxas ocultas.

4. Golpes de rastreamento de pacotes

Golpes de rastreamento de pacotes exploram o uso generalizado de compras online e serviços de entrega, enviando mensagens fraudulentas que parecem ser de empresas legítimas. Esses criminosos levam os usuários a pagar "taxas" adicionais. Uma tática chave é a rapidez com que os golpistas adaptam seus sites e mensagens com base nos links enviados ao comprador.

“No Google Mensagens, lançamos a Detecção de Golpes, que usa a poderosa IA do Google para proteger proativamente os usuários contra golpes compartilhados por SMS, MMS e mensagens RCS. Quando a IA no dispositivo detecta padrões suspeitos em mensagens, os usuários agora recebem um aviso com opções para descartar, relatar e bloquear o remetente”, aponta o blog.

Dica de Segurança

Desconfie de mensagens de texto de entrega inesperadas que exijam ação imediata. Evite clicar em links encurtados. Verifique o status do pacote diretamente com a empresa de transporte, não por meio de números desconhecidos. Mensagens de texto de golpe frequentemente contêm erros gramaticais ou vêm de fontes desconhecidas.

5. Golpes de pedágio

Um golpe de pedágio envolve mensagens de texto fraudulentas alegando que você deve taxas não pagas. Esses golpes compartilham padrões com esquemas de rastreamento de pacotes e são frequentemente orquestrados pelos mesmos grupos criminosos.

“Essas mensagens nem sempre são as mais realistas — nossas equipes viram casos em que os usuários são bombardeados com taxas de pedágio em estados que não operam pedágios”, afirma o Google.

Dica de Segurança

Baixe softwares apenas de fontes oficiais e verifique o URL. Desconfie de ofertas "boas demais para serem verdade" de versões gratuitas de software licenciado. Preste atenção aos avisos de download do seu navegador e não desative o software antivírus. Use a Navegação Segura Aprimorada para detectar riscos ocultos ao baixar arquivos criptografados.

Redação

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.