Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Google fecha acordo com Canadá para pagar 100 mi de dólares canadenses a empresas jornalísticas

Google fecha acordo com Canadá para pagar 100 mi de dólares canadenses a empresas jornalísticas

Reuters

29/11/2023

Placeholder - loading - REUTERS/Arnd Wiegmann
REUTERS/Arnd Wiegmann

OTTAWA (Reuters) - O Canadá e o Google chegaram a um acordo para manter as notícias nos resultados de busca, com o gigante de internet concordando em pagar 100 milhões de dólares canadenses anualmente às editoras jornalísticas no país, disse a ministra do Patrimônio Canadense nesta quarta-feira.

O acordo resolve as preocupações do Google, empresa de propriedade da Alphabet, sobre a lei de notícias online do Canadá, que visa fazer com que grandes companhias de internet compartilhem a receita de publicidade com as empresas de notícias do país.

'Após semanas de discussões produtivas, tenho o prazer de anunciar que encontramos um caminho a seguir com o Google para a implementação da Lei de Notícias Online', disse a ministra do Patrimônio, Pascale St-Onge, em comunicado.

A lei, parte de uma tendência global para que as gigantes de internet paguem pelas notícias, foi aprovada pelo parlamento canadense em junho. O governo está finalizando regras que devem ser divulgadas até o prazo final de 19 de dezembro.

O Google havia dito que bloquearia as notícias em sua plataforma, afirmando que a lei canadense era mais rigorosa do que as legislações de Europa e Austrália. A empresa também havia levantado preocupações de que ficasse exposta a uma responsabilidade potencialmente ilimitada.

No mês passado, uma entidade setorial de notícias do Canadá apoiou algumas das preocupações do Google sobre a nova lei.

A Meta, outra gigante de internet que é alvo da lei, já bloqueou o compartilhamento de notícias no Facebook e no Instagram em função de preocupações com a legislação.

O acordo entre o Google e o Canadá foi informado inicialmente pela Canadian Broadcasting.

(Reportagem de Ismail Shakil em Ottawa)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.