Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

CORREÇÃO-Google processa Latam Airlines nos EUA por disputa sobre vídeo do YouTube no Brasil

CORREÇÃO-Google processa Latam Airlines nos EUA por disputa sobre vídeo do YouTube no Brasil

Reuters

13/06/2025

Placeholder - loading - Um avião da LATAM Airlines é visto no Aeroporto Internacional de Santiago, Chile, em 30 de março de 2017. REUTERS/Ivan Alvarado
Um avião da LATAM Airlines é visto no Aeroporto Internacional de Santiago, Chile, em 30 de março de 2017. REUTERS/Ivan Alvarado

Atualizada em  13/06/2025

(Corrige no 7º parágrafo para Superior Tribunal de Justiça (STJ), em vez de 'mais alta corte do Brasil')

Por Blake Brittain

(Reuters) - O Google processou a Latam Airlines em um tribunal federal dos EUA na quinta-feira, buscando uma declaração de que os tribunais brasileiros não podem forçar a gigante da tecnologia a retirar do ar um vídeo do YouTube nos EUA que acusa um funcionário da Latam de abusar sexualmente de uma criança.

O Google, da Alphabet, que é proprietário do YouTube, disse no processo que a Latam estava tentando 'contornar' as proteções à liberdade de expressão previstas na Constituição dos Estados Unidos, processando no Brasil para forçar a remoção do vídeo em todo o mundo.

'A Latam não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o processo judicial', disse a empresa sediada no Chile à Reuters.

O porta-voz do Google, José Castaneda, disse em um comunicado que a empresa 'há muito tempo apoia o princípio legal de que os tribunais de um país têm jurisdição sobre o conteúdo disponível nesse país, mas não sobre o conteúdo que deve estar disponível em outros países'.

De acordo com o processo movido pelo Google em San Jose, Califórnia, o cidadão norte-americano e residente na Flórida Raymond Moreira postou dois vídeos no YouTube em 2018 de seu filho de 6 anos, descrevendo alegações de abuso sexual que a criança disse ter sofrido de um funcionário da Latam enquanto viajava como menor desacompanhado.

Moreira processou a Latam na Flórida em 2020 por causa do suposto abuso, o que levou a um acordo confidencial.

A Latam processou o Google no Brasil em 2018, buscando uma ordem para remover o vídeo do YouTube. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil deverá considerar na próxima semana se tem autoridade para ordenar que o Google retire o vídeo do ar em todo o mundo.

(Reportagem de Blake Brittain em Washington; reportagem adicional de Fabian Cambero em Santiago)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.