Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo Biden manteve centros de detenção de imigrantes abertos apesar de preocupações com custos

Governo Biden manteve centros de detenção de imigrantes abertos apesar de preocupações com custos

Reuters

27/09/2023

Placeholder - loading - Centros de detenção de imigrantes em Estancia, Novo México (EUA) 21/09/2023 REUTERS/Adria Malcolm
Centros de detenção de imigrantes em Estancia, Novo México (EUA) 21/09/2023 REUTERS/Adria Malcolm

Por Ted Hesson

(Reuters) - No ano passado, autoridades do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recomendaram o fechamento ou a redução de tamanho de nove centros de detenção de imigrantes devido aos altos custos e à falta de funcionários, uma medida que poderia ter economizado 235 milhões de dólares, segundo um rascunho de documento da agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) visto pela Reuters, mas só foram encerrados contratos com dois dos centros identificados.

Seis dos nove centros de detenção identificados no documento de agosto de 2022 eram operados por empresas privadas. Entre os centros com fins lucrativos estava o Centro de Detenção do Condado de Torrance, no Novo México, onde um órgão de fiscalização do governo já havia solicitado a realocação de todos os detentos devido à 'escassez crítica de funcionários que levou a riscos de segurança e condições de vida insalubres'.

Uma versão finalizada do documento, datada de 1º de setembro de 2022 e analisada pela Reuters, omitiu a recomendação de fechar Torrance. O documento finalizado foi compartilhado com o gabinete do secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disseram uma autoridade e um ex-oficial, solicitando anonimato para discutir o processo interno.

Biden prometeu durante a campanha de 2020 reformar a detenção de imigrantes e eliminar as empresas com fins lucrativos. Mas com um número recorde de pessoas tentando cruzar ilegalmente a fronteira entre EUA e México em 2022, algumas autoridades têm argumentado que o centro de Torrance -- cerca de uma hora a sudeste de Albuquerque -- é necessário devido à sua proximidade com a fronteira, disseram autoridades no cargo e anteriores.

O fracassado esforço de reforma da detenção do governo Biden mostra os desafios que ele enfrentará para cumprir suas promessas de campanha anteriores ao buscar outro mandato em 2024.

'Há sempre um medo perpétuo de perder leitos, de parecermos ruins e ficarmos presos', disse a autoridade à Reuters.

Após um pedido de comentário da Reuters, uma autoridade do ICE disse que o centro de Torrance é um local de detenção importante e que a agência mantém a ocupação abaixo da capacidade para evitar sobrecarregar a equipe.

O ICE não comentou sobre a autenticidade dos documentos analisados pela Reuters ou sobre o processo de tomada de decisão.

'A agência revisa e aprimora continuamente as operações de detenção civil para garantir que os não cidadãos sejam tratados com humanidade, protegidos de danos, recebam cuidados médicos e de saúde mental adequados e recebam os direitos e proteções a que têm direito', disse Jenny Burke, porta-voz do ICE.

O rascunho do documento afirmava que a CoreCivic, a empresa que opera Torrance, não conseguia manter a equipe e que o custo diário para abrigar um detento era mais do que o dobro da média.

Brian Todd, porta-voz da CoreCivic, chamou as alegações contra Torrance de 'falsas e enganosas' e disse que a instalação oferece 'um ambiente seguro, humano e apropriado' para os detentos.

O ICE encerrou os contratos com duas instalações pouco utilizadas citadas em ambos os memorandos: o Centro Residencial no Condado de Berks, na Pensilvânia, e a Prisão do Condado de Yuba, na Califórnia. Ambos eram administrados pelos condados.

O governo Biden manteve mais migrantes em detenção do ICE nos últimos meses, após a implementação de regras de asilo mais rígidas em meados de maio.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.