Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo da Nicarágua ordena o confisco de ativos de universidade jesuíta

Governo da Nicarágua ordena o confisco de ativos de universidade jesuíta

Reuters

16/08/2023

Placeholder - loading - Governo da Nicarágua ordena confisco de bens da principal universidade administrada por jesuítas, em Manágua  16/08/2023 REUTERS
Governo da Nicarágua ordena confisco de bens da principal universidade administrada por jesuítas, em Manágua 16/08/2023 REUTERS

Por Ismael Lopez

(Reuters) - Um juiz da Nicarágua ordenou o confisco de todos os ativos de uma universidade jesuíta de prestígio, anunciou a instituição, enquanto o governo intensifica a repressão ao clero católico e a instituições afiliadas à Igreja.

Em uma carta vista pela Reuters com data de terça-feira e endereçada à comunidade da universidade, a Universidade Centro-Americana (UCA) disse ter sido informada por um tribunal criminal da capital Manágua que todos seus ativos foram transferidos ao governo.

A carta afirma que o governo teria dito que garantiria todos os programas educacionais, mas a universidade afirmou que suspenderia todas suas aulas e atividades administrativas, sem fornecer uma data para a retomada.

Amplamente considerada uma das melhores instituições privadas de ensino da América Central, a UCA disse que era acusada de ser um 'centro para o terrorismo organizado por grupos criminosos', alegação que afirma ser falsa.

Embora a UCA não seja a primeira universidade privada a sofrer ordens de confisco pelo governo do presidente Daniel Ortega -- mais de duas dúzias foram afetadas da mesma maneira -- é de longe a mais conhecida.

O gabinete de imprensa de Ortega não respondeu ao pedido por comentário em um primeiro momento.

A UCA é a alma mater de muitos líderes estudantis ativos nos protestos anti-governo de 2018 que deixaram mais de 360 pessoas mortas, a maioria pelas mãos da polícia e outras forças afiliadas ao governo, segundo grupos de direitos humanos.

(Reportagem de Ismael Lopez)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.