Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo de Portugal auditará contrato para construção de nova sede do banco central do país

Governo de Portugal auditará contrato para construção de nova sede do banco central do país

Reuters

23/07/2025

Placeholder - loading - Presidente do Banco de Portugal e membro do Conselho do BCE, Mario Centeno, durante entrevista à Reuters em Lisboa 05/02/2025 REUTERS/Pedro Nunes
Presidente do Banco de Portugal e membro do Conselho do BCE, Mario Centeno, durante entrevista à Reuters em Lisboa 05/02/2025 REUTERS/Pedro Nunes

Atualizada em  23/07/2025

Por Sergio Goncalves

LISBOA (Reuters) - O Ministério das Finanças de Portugal solicitou uma auditoria de um contrato assinado em maio pelo banco central, cujo mandato do presidente terminou no sábado, para a construção de sua nova sede, que levantou preocupações sobre riscos financeiros e legais.

O anúncio feito pelo ministério no final da terça-feira segue uma reportagem do site de notícias Observador de que o contrato promissório de 192 milhões de euros (US$225 milhões) foi assinado apesar dos avisos de due diligence sobre 'contingências de alto risco', incluindo potenciais excedentes significativos de custos e problemas de licenciamento.

O banco central português se recusou a comentar sobre a auditoria nesta quarta-feira. O Observador disse que o banco central informou que utilizou as melhores práticas nacionais e internacionais para um controle rigoroso da legalidade e dos termos financeiros do contrato.

Após o relatório, o parceiro minoritário da coalizão governista, o conservador CDS-PP, convocou na terça-feira o presidente do Banco de Portugal, Mário Centeno, para explicar a situação perante uma comissão parlamentar que será realizada em setembro, após as férias de verão. Também solicitou ao banco central que envie o contrato e os estudos de due diligence ao comitê.

Espera-se que o governo de centro-direita, em uma reunião de gabinete na quinta-feira, decida se reconduzirá ou substituirá Centeno, um socialista que foi nomeado em 2020 por uma administração anterior de centro-esquerda.

Centeno foi criticado pela direita por ter passado de seu cargo de ministro das Finanças para o banco central em 2020. Seus detratores disseram que a mudança prejudicou a independência da instituição.

O Ministério das Finanças disse que está solicitando a auditoria, a ser realizada por sua Inspeção-Geral de Finanças, 'em defesa da instituição (banco central) e em total respeito à sua independência'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.