Governo de SP abre consulta pública sobre currículo digital nas escolas
Proposta pode incluir temas como IA, redes sociais e segurança digital na educação básica
Redação, com informações da Agência SP
08/10/2025
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu nesta terça-feira (7) uma consulta pública sobre o novo currículo de Educação Digital e Midiática. A proposta é organizar as aprendizagens relacionadas ao uso crítico, criativo e responsável das tecnologias digitais na Educação Básica, em todas as etapas de ensino — Infantil, Fundamental e Médio.
Podem enviar sugestões sobre o texto preliminar profissionais da educação, gestores, estudantes das escolas públicas e particulares e toda sociedade civil. O prazo máximo para registro das contribuições é 30 de outubro. O formulário está disponível para acesso na Secretaria Escolar Digital (SED), Sala do Futuro e portal da Educação. O documento final será enviado ao Conselho Estadual de Educação para homologação em novembro.
“O avanço da tecnologia exige que a escola forme estudantes capazes não apenas de usar ferramentas digitais, mas também de compreendê-las, criar com elas e usá-las de forma ética e responsável. Este capítulo é um passo importante para tornar o Currículo Paulista ainda mais contemporâneo e próximo da realidade dos alunos”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
A consulta inclui ainda temas que não podem faltar na formação digital dos estudantes — como segurança de dados, produção de conteúdo, pensamento computacional, inteligência artificial e uso consciente das redes sociais — e convida a comunidade a indicar exemplos e situações do cotidiano que aproximem o currículo das vivências dos jovens.
Aprendizagens para educação básica
O documento elaborado a partir das orientações do Complemento da Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe:
- Na Educação Infantil, o uso de jogos, histórias e brincadeiras estimula a curiosidade e introduz o pensamento sobre como a tecnologia funciona.
- No Ensino Fundamental, os estudantes aprendem sobre algoritmos, programação, segurança digital e criação de projetos digitais, desenvolvendo pensamento crítico e colaborativo.
- No Ensino Médio, o foco se amplia para temas como inteligência artificial, automação, análise de informações e cidadania digital, preparando os jovens para a vida acadêmica, profissional e social em um mundo cada vez mais conectado.
Com a aprovação do novo texto, a ideia da Seduc-SP é organizar de forma coerente os fundamentos pedagógicos, as competências e os eixos estruturantes da Educação Digital e Midiática integrada à educação básica e alinhada aos marcos legais nacionais.
Redação, com informações da Agência SP

