Governo de SP vai ajudar municípios a enfrentar a falta de chuvas
Plano para resistir à estiagem reúne municípios e consórcios para encarar a seca
Publicada em
Municípios paulistas receberão apoio do Governo do Estado para enfrentar períodos com baixos índices de chuva. As ações fazem parte do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, publicado no dia 29 de julho.
O Plano é um conjunto de medidas e ações do Governo de São Paulo para enfrentar períodos de seca prolongada no estado, garantindo o abastecimento de água, combatendo incêndios e promovendo o uso consciente dos recursos hídricos.
O Governo apoiará os municípios fornecendo equipamentos de combate a incêndios; materiais de ajuda humanitária aos municípios afetados pela estiagem, que serão destinados para população mais vulnerável; apoio financeiro e jurídico para perfuração de poços e aquisição de estações de tratamento de água.
Além disso, outra medida implementada para o combate à estiagem é a campanha sobre a importância do consumo consciente e uso racional da água entre a população paulista. A mensagem da ação é “Economize água, gota por gota, todos por todos”, com o objetivo de levar os consumidores a uma reflexão sobre o desperdício.
A campanha foi lançada pelo Governo de São Paulo na primeira semana de agosto e é composta por vídeos e banners que estimulam práticas conscientes no consumo da água.
Com o foco nesse problema da falta de chuvas, outros programas também são fortalecidos. Um exemplo é a expansão do programa Universaliza SP, que garante o acesso ao saneamento básico, e do programa Rios Vivos. Liderado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a iniciativa visa melhorar a qualidade dos rios paulistas.
Destaca-se também o investimento feito na infraestrutura do estado. Um exemplo disso é a perfuração de poços pelo Daee para abastecimento público. O Governo investiu R$ 144,3 milhões nos últimos 16 meses na perfuração de 139 poços em 125 municípios.
Fora isso, no caso de falta de água, o Governo prometeu providenciar ações emergenciais para o reabastecimento do estado. O apoio aos municípios também será financeiro. As cidades que decretarem situação de emergência e estado de calamidade pública por conta da estiagem poderão receber recursos vindos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).
Veja também:
O envolvimento da sociedade em políticas públicas sobre o meio ambiente
Música e Meio Ambiente: Uma Sinfonia de Mudança

Escrito por Maria Leite
SALA DE BATE PAPO