Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo dos EUA pede que Google venda plataformas de publicidade após juiz considerar monopólio ilegal

Governo dos EUA pede que Google venda plataformas de publicidade após juiz considerar monopólio ilegal

Reuters

06/05/2025

Placeholder - loading - Logo do Google em Las Vegas, nos EUA 10/01/2024 REUTERS/Steve Marcus
Logo do Google em Las Vegas, nos EUA 10/01/2024 REUTERS/Steve Marcus

(Reuters) - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) propôs que o Google venda suas plataformas de publicidade AdX e DFP, depois que um juiz federal concluiu que a empresa domina ilegalmente dois mercados de anúncios online.

As soluções propostas, incluindo as vendas, são necessárias para acabar com os monopólios da gigante de tecnologia Alphabet, dona do Google, e restaurar a concorrência nos mercados de bolsa e de servidores de anúncios, disse o DOJ em um processo judicial na segunda-feira.

No mês passado, a juíza distrital Leonie Brinkema, de Alexandria (Virgínia), declarou o Google responsável por 'adquirir e manter intencionalmente o poder de monopólio' nesses dois segmentos. A decisão foi mais um golpe para a empresa, já que um outro juiz considerou, em 2024, que o Google detinha também um monopólio ilegal na pesquisa online.

Brinkema marcou a data do julgamento para setembro, depois que o Google e o DOJ apresentaram possíveis soluções para o domínio da empresa em plataformas de publicidade.

O Google afirmou que apoia soluções comportamentais, como disponibilizar lances em tempo real para concorrentes, mas argumenta que os promotores não têm base legal para forçá-lo a vender partes de seu negócio.

'As propostas adicionais do DOJ para forçar a alienação de nossas ferramentas de anúncios vão muito além das conclusões da Corte, não têm respaldo legal e prejudicariam editores e anunciantes', disse Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de Assuntos Regulatórios do Google, em um comunicado à Reuters.

As ações da Alphabet caíram quase 1,1% nas negociações pré-mercado nesta terça-feira.

O AdX, ou Ad Exchange, é uma plataforma em que editores podem disponibilizar espaços de anúncios para compra em tempo real pelos anunciantes. Os servidores de anúncios dos editores são plataformas usadas por sites para armazenar e gerenciar o inventário de publicidade digital.

No ano passado, o Google deu um passo importante para encerrar uma investigação antitruste da União Europeia ao oferecer a venda do AdX, mas os editores europeus rejeitaram a proposta por considerá-la insuficiente.

(Reportagem de Abinaya Vijayaraghavan, reportagem adicional de Chandni Shah)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.