Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo encaminha ao Senado indicações para diretoria da Aneel

Governo encaminha ao Senado indicações para diretoria da Aneel

Reuters

15/07/2025

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia 22/11/2023 REUTERS/Kacper Pempel
Linhas de transmissão de energia 22/11/2023 REUTERS/Kacper Pempel

Atualizada em  15/07/2025

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta terça-feira ao Senado as indicações de dois nomes para compor a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Lula indicou Willamy Moreira Frota para a vaga antes ocupada por Hélvio Neves Guerra, que deixou a agência reguladora em maio do ano passado. O posto ficou vago durante vários meses e, desde janeiro deste ano, passou a ser ocupado por diretores substitutos.

Também foi encaminhada a indicação de Gentil Nogueira de Sá Júnior, atualmente secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, para o posto anteriormente ocupado por Ricardo Lavorato Tili, cujo mandato se encerrou em maio deste ano.

As sabatinas para os cargos na Aneel e em outras agências reguladoras, tribunais e conselhos, além das votações em plenário, estão previstas para o mês de agosto, conforme informações da Agência Senado.

Pelo cronograma definido pela presidência do Senado, as sabatinas e votação dos nomes nas comissões e no plenário deverão ocorrer entre 11 e 15 de agosto.

A nomeação de diretores definitivos para a Aneel, completando a composição de cinco membros no colegiado, ocorre em um momento importante para a agência, que, assim como outros órgãos reguladores, vem sofrendo com restrições orçamentárias.

A redução de verba à Aneel para R$117 milhões em 2025, menos da metade pleiteada pela autarquia, levou a uma redução drástica das atividades, com diminuição das ações de fiscalização dos serviços de energia, suspensão da ouvidoria e até dificuldades em cálculos de tarifas de energia devido à falta de pesquisa junto a consumidores, de acordo com a agência.

(Por Letícia Fucuchima)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.