Governo grego sobrevive a voto de confiança sobre acidente fatal de trem de 2023
Publicada em
Por Renee Maltezou
ATENAS - O governo de centro-direita da Grécia sobreviveu, nesta sexta-feira, a um voto de confiança relacionado a um acidente fatal de trem ocorrido em 2023, enquanto nas ruas protestos aumentavam exigindo responsabilidade política pelo pior desastre ferroviário da Grécia.
Na quarta-feira, parlamentares de centro-esquerda, de esquerda e independentes apresentaram uma moção dizendo que o governo havia perdido seu mandato popular, uma semana após centenas de milhares de pessoas saírem às ruas exigindo justiça para as 57 vítimas do acidente, a maioria delas estudantes. Foi o maior protesto na Grécia em anos.
A oposição acusou o governo do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis de se esquivar da responsabilidade pelo acidente, de não consertar falhas críticas de segurança na ferrovia e de encobrir provas que ajudariam a esclarecer as causas do desastre.
Reeleito após o acidente de trem em 2023, o governo que controla 156 assentos no Parlamento com 300 integrantes negou qualquer irregularidade.
Uma maioria de 157 parlamentares rejeitou a moção na noite desta sexta-feira. Pouco antes da votação, Mitsotakis descartou a possibilidade de eleições antecipadas, dizendo que o país -- que está saindo de uma crise de dívida -- recompensaria sua política econômica.
'Em 2027, o povo grego confirmará mais uma vez sua confiança em nosso governo, assim como nosso grupo parlamentar confirmará sua confiança no governo hoje', disse ele.
Milhares de manifestantes se reuniram pacificamente no centro de Atenas à medida que o debate avançava. Quando Mitsotakis tomou a palavra na Câmara, três pessoas gritaram 'Vergonha' antes de serem retiradas pela segurança.
Houve confrontos fora do Parlamento entre manifestantes encapuzados que atiraram bombas de gasolina contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo para dispersá-los.
O acidente de trem tornou-se um dos maiores desafios para o governo desde que chegou ao poder, prejudicando seus índices de aprovação. Também alimentou a raiva entre os gregos com relação à imunidade de que os políticos desfrutam de acordo com a Constituição. Uma investigação judicial sobre o acidente de trem está em andamento.
Mitsotakis prometeu nesta semana modernizar a ferrovia até 2027.
Escrito por Reuters