Governo não descarta fechar fronteira com Venezuela em Pacaraima, mas vê grandes dificuldades, diz Marun
Governo não descarta fechar fronteira com Venezuela em Pacaraima, mas vê grandes dificuldades, diz Marun
Thomson Reuters
20/08/2018
BRASÍLIA (Reuters) - O governo não descarta o fechamento da fronteira com a Venezuela em Pacaraima, no Estado de Roraima, pedido pelo senador Romero Jucá (MDB-RR), mas vê grandes dificuldades na medida, disse nesta segunda-feira o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.
'O governo não descarta mas vê grandes dificuldades', disse Marun a jornalistas no final da tarde. 'Vamos aguardar o retorno da comissão interministerial enviada a Roraima para que o governo tome uma decisão.'
Mais cedo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, disse que essa comissão interministerial iria verificar a situação in loco e analisar medidas adicionais que podem ser tomadas.
No domingo, o governo federal decidiu enviar um reforço de 120 homens da Força Nacional de Segurança a Roraima e determinou a intensificação dos esforços de interiorização de venezuelanos para outros Estados.
Marun disse que o líder do governo no Senado, Romero Jucá, sugeriu a suspensão da entrada de refugiados em Paracaima, mantendo a entrada por outros locais de fronteira. No entanto, o ministro ressaltou que o governo brasileiro é signatário de tratados internacionais - inclusive bilaterais com a Venezuela - que impediriam essa medida. 'Além disso temos nossa tradição de acolhimento', afirmou.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
Thomson Reuters