Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo nomeia PM indicado pelo centrão para presidência da Funasa

Governo nomeia PM indicado pelo centrão para presidência da Funasa

Reuters

29/05/2020

Placeholder - loading - Esplanada dos Ministérios, em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Esplanada dos Ministérios, em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Em mais uma nomeação emplacada pelo centrão, o governo federal apontou hoje o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Giovanne Gomes da Silva, indicado pelo PSD, para a presidência da Fundação Nacional de Saúde, ligada ao Ministério da Saúde.

Silva era comandante-geral da PM de Minas Gerais e foi indicado ao cargo pelo líder do PSD na Câmara, Diego Andrade (MG), de quem é amigo, segundo duas fontes do governo com conhecimento da indicação.

De acordo com a Polícia Militar de MG, ele é formado em direito e fez pós-graduação em segurança pública, além do curso de formação de oficiais da PM. Não há menção, no entanto, a experiência com a área de saúde ou saneamento.

A Funasa é vinculada ao Ministério da Saúde e hoje tem a função de tocar ações relacionadas ao saneamento básico e prevenção e controle de doenças relacionadas à falta de esgoto e água potável.

No orçamento de 2020, a Funasa tem 831,4 milhões de reais para investimento em obras de saneamento dedicados especialmente a municípios de pequeno porte e áreas rurais.

Esse é o sexto nome indicado pelo centrão para cargos no governo desde que começou a tentativa de aproximação do presidente Jair Bolsonaro com os partidos que compõe o grupo para fortalecer a posição do governo no Congresso.

Até agora, além do PSD, Avante, PSC, Republicanos e PL já foram beneficiados diretamente com cargos em postos de segundo e terceiro escalão, mas que controlam orçamentos representativos, como a Funasa, o Departamento de Obras Contra a Seca (DNOCS) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Além das vagas para o centrão, o governo tem nomeado militares para cargos no Ministério da Saúde, que atualmente tem o general Eduardo Pazuello como ministro interino. Nesta sexta-feira, o segundo-tenente do Exército Vilson Roberto Grzechoczinski assumiu a coordenação distrital de saúde indígena do distrito sanitário especial indígena de Potiguara, na Paraíba.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.