Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo publica decreto para resolver déficit de Itaipu e evitar alta tarifária

Governo publica decreto para resolver déficit de Itaipu e evitar alta tarifária

Reuters

05/03/2025

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia conectadas à usina hidrelétrica de Itaipu 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo
Linhas de transmissão de energia conectadas à usina hidrelétrica de Itaipu 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quarta-feira um decreto para resolver o déficit financeiro registrado pela hidrelétrica binacional de Itaipu e evitar uma alta da tarifa da energia gerada pela usina aos consumidores brasileiros neste ano.

Com data de 28 de fevereiro, o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) permite que a estatal ENBPar, que administra Itaipu, crie uma reserva técnica financeira a partir do saldo positivo da chamada 'conta de comercialização' da energia da usina. É essa conta que reúne os recursos direcionados ao 'bônus de Itaipu', um crédito que é distribuído todo ano aos consumidores nas contas de luz.

A medida desta quarta-feira altera um decreto anterior para permitir que os recursos da conta de comercialização da usina também possam ser usados para mitigar 'variações de fluxo de caixa e de potenciais variações da tarifa de repasse de Itaipu, no limite de até 5% (cinco por cento) do recolhimento anual'.

O decreto atende a uma determinação da agência reguladora Aneel, que havia cobrado uma solução do governo para a 'insuficiência financeira' na conta da usina hidrelétrica, situação que inviabilizava a manutenção da tarifa de Itaipu nos patamares atuais e conforme acordo costurado entre o governo brasileiro e o Paraguai.

A Aneel havia fixado a tarifa de repasse de Itaipu em 17,66 dólares/kW, de forma provisória, até 31 de março de 2025, enquanto aguardava um posicionamento sobre o tema por parte do Ministério de Minas e Energia e da estatal ENBPar.

Em acordo feito com o Paraguai no ano passado, o governo brasileiro havia garantido que não haveria elevação da tarifa da usina aos consumidores brasileiros nos próximos anos.

Segundo o diagnóstico realizado pela Aneel, o governo havia calculado errado o aporte financeiro necessário para Itaipu no ano de 2025, de forma que o montante aprovado pelo conselho da usina não se mostraria suficiente para cobrir todos os custos adicionais. As alternativas, segundo o regulador, seriam ou a aprovação de um novo aporte, ou a alteração do decreto para redirecionar recursos usados no 'bônus de Itaipu'.

(Por Letícia Fucuchima)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.