Governo Trump estuda processar CNN norte-americana por reportagem sobre aplicativo de imigração
Governo Trump estuda processar CNN norte-americana por reportagem sobre aplicativo de imigração
Reuters
01/07/2025
(Reuters) - O governo Trump disse nesta terça-feira que está analisando se a CNN norte-americana pode ser processada devido à sua reportagem sobre um aplicativo para iPhone que alerta os usuários sobre a presença de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) na área deles.
A emissora disse que sua reportagem não é ilegal.
O ICEBlock é o terceiro aplicativo gratuito mais popular na loja de aplicativos da Apple nos EUA. O diretor interino do ICE, Todd Lyons, disse à CNN que o aplicativo pode aumentar o risco de agressão contra agentes norte-americanos.
A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, ao lado do presidente norte-americano, Donald Trump, em um acampamento de detenção de imigrantes na Flórida, disse que está trabalhando com o Departamento de Justiça para ver se a CNN pode ser processada pela reportagem sobre o aplicativo.
'Por mim, tudo bem', disse Trump, referindo-se a processar a CNN norte-americana.
Um porta-voz da CNN, de propriedade da Warner Bros Discovery, afirmou em um comunicado: 'Esse é um aplicativo que está disponível publicamente para qualquer usuário de iPhone que queira baixá-lo. Não há nada de ilegal em relatar a existência desse ou de qualquer outro aplicativo, nem tal reportagem constitui promoção ou outro endosso do aplicativo pela CNN.'
Os representantes da Apple não responderam de imediato a um pedido de comentário.
Noem acusou a CNN de interferir nas operações de aplicação da lei.
'O que eles estão fazendo é encorajar ativamente as pessoas a evitar as atividades e operações de aplicação da lei', disse Noem a repórteres durante a visita ao acampamento em Ochopee, nos Everglades, sem citar qualquer lei específica que a CNN supostamente tenha violado em sua reportagem.
A Primeira Emenda da Constituição dos EUA protege os direitos à liberdade de expressão.
(Reportagem de Steve Holland em Washington, Dawn Chmielewski em Los Angeles e Stephen Nellis em San Francisco; reportagem adicional de Ted Hesson em Washington)
Reuters