Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Grécia combate incêndios florestais em todo o país; vilarejos são esvaziados

Grécia combate incêndios florestais em todo o país; vilarejos são esvaziados

Reuters

26/07/2025

Placeholder - loading - Área perto de Atenas atingida por incêndio 26/06/2025 REUTERS/Stelios Misinas
Área perto de Atenas atingida por incêndio 26/06/2025 REUTERS/Stelios Misinas

DROSOPIGI, Grécia (Reuters) - Bombeiros se esforçavam neste sábado para combater incêndios florestais perto de Atenas e em toda a Grécia, enquanto o país mediterrâneo enfrenta a terceira onda de calor deste verão no hemisfério norte.

Explosões podiam ser ouvidas enquanto enormes nuvens de fumaça cobriam o vilarejo de Drosopigi, 25 km ao norte de Atenas, onde estão localizadas fábricas com material inflamável. Helicópteros lançaram água e 65 bombeiros combateram as chamas, auxiliados por 26 veículos e duas aeronaves.

Duas casas pegaram fogo, de acordo com a televisão estatal ERT, e moradores do vilarejo vizinho de Krioneri foram instruídos pelas autoridades a sair em direção a Atenas.

A previsão é de que as temperaturas na Grécia atinjam até 44º neste sábado, informou o serviço de meteorologia grego.

Na ilha de Evia, 115 bombeiros e 24 veículos foram mobilizados para apagar incêndios, auxiliados por seis aeronaves e sete helicópteros, mas ventos fortes estavam dificultando os esforços. Os moradores da área de Triada, na ilha, foram orientados a se preparar para o caso de precisarem sair.

O fogo em Evia é o mais recente de uma série de incêndios florestais provocados por ventos fortes e condições de seca neste mês.

Na ilha de Kythera, autoridades esvaziaram os vilarejos de Aroniadika, Pitsinades e Aryoi. Na área de Messinia, a oeste de Atenas, habitantes dos vilarejos de Kryoneri e Sellas também foram orientados a sair.

Esses locais estavam em uma lista de regiões gregas em alerta máximo para incêndios florestais devido às temperaturas recordes e aos fortes ventos previstos para este sábado.

O turismo é uma das principais fontes de renda da Grécia, e os incêndios ocorrem desde o início da alta temporada de férias de verão, no começo de julho.

A Grécia e outros países mediterrâneos estão em uma área apelidada pelos cientistas de 'ponto de acesso de incêndios florestais', com incêndios comuns durante verões quentes e secos. Esses incêndios tornaram-se mais destrutivos nos últimos anos devido às rápidas mudanças climáticas.

(Reportagem de Stamos Prousalis)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.