Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Grupo Houthi, do Iêmen, assume responsabilidade por ataque a navio cargueiro no Mar Vermelho

Grupo Houthi, do Iêmen, assume responsabilidade por ataque a navio cargueiro no Mar Vermelho

Reuters

26/12/2023

Placeholder - loading - Combatentes recém-recrutados que se juntaram a uma força militar houthi destinada a ser enviada para lutar em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza 02/12/2023 REUTERS/Khaled Abdullah
Combatentes recém-recrutados que se juntaram a uma força militar houthi destinada a ser enviada para lutar em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza 02/12/2023 REUTERS/Khaled Abdullah

DUBAI (Reuters) - O grupo Houthi do Iêmen, apoiado pelo Irã, assumiu a responsabilidade por um ataque nesta terça-feira com mísseis a um navio de carga no Mar Vermelho e por uma tentativa de atacar Israel com drones.

A empresa MSC Mediterranean Shipping disse que não houve feridos na sua tripulação devido ao ataque ao seu navio, o United VIII, a caminho da Arábia Saudita para o Paquistão. A empresa disse que o navio informou a um navio de guerra da coalizão próxima que havia sido atacado e realizado manobras evasivas.

Israel disse separadamente que uma aeronave sua interceptou um alvo aéreo hostil na área do Mar Vermelho.

O porta-voz militar houthi, Yahya Sarea, disse em um discurso televisionado que o grupo tinha como alvo o navio, que ele identificou como MSC United, depois que a tripulação não respondeu aos alertas.

Ele também disse que os houthis realizaram uma operação militar visando Eilat e outras áreas de Israel, às quais ele se referiu como Palestina ocupada. Ele não disse se algum dos alvos foi atingido com sucesso.

Os houthis, que controlam grande parte do Iêmen, incluindo a capital, atacam desde outubro navios comerciais no Mar Vermelho que segundo eles têm ligações israelenses ou que navegam para Israel, em solidariedade com os palestinos em Gaza.

(Reportagem de Ahmed Elimam, Nadine Awadalla e Jana Choukeir em Dubai, Adam Makary e Muhammad Al Gebaly no Cairo, Mohammed Ghobari em Aden)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.